Ribeiro Santo / Grande Escolha
Tinto Dão 2010
14% Vol.
É bom voltar aos hábitos antigos, e dias de chuva podem significar bons momentos passados em casa… escolhemos uma sopa da pedra para dar as boas vindas a estes dias de Outono caseiros. Aproveitámos ainda para ver o novo programa da Sic – Rotas do Vinho – com o actor José Fidalgo e o enólogo Hélder Cunha. Um programa em registo descomplicado e despretensioso, que aconselhamos a todos os que, como nós, têm algum interesse pelo mundo do vinho, e em específico pelas rotas do vinho português.
Seria uma noite de responsabilidade acrescida para a escolha do vinho a bebermos… pela sopa da pedra, pelo programa, por ser uma noite só para nós… portanto, para uma escolha à altura, andámos às voltas na nossa garrafeira… mas a verdade é que da zona de Lisboa não encontrámos nada…ups!
Acabou por ser um cheirinho do Dão… da nossa “private selection” um vinho definitivamente superior! Uma união perfeita de força e elegância… que não se bebe todos os dias. Resultado de um “terroir”… esse “palavrão” tão amado pelo enólogo Hélder Cunha, e sempre presente no programa Rotas do Vinho. Neste caso, se eles passeassem pelo Dão … poderiam defini-lo como sendo marcado por pinhais em vales e encostas que vão da Serra da Estrela ao Caramulo… e no caso da Quinta do Ribeiro Santo, um terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos.
Conclusão da noite? Essa foi nossa… começou e acabou no nosso “terroir“… aquele que melhor conhecemos… ao som de “Dancing with myself ” de Billy Idol…
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: granada
Aroma: notas minerais e frutos silvestres, com discretas notas fumadas
Final de Prova: com frescura, carácter e elegância
Castas
Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Tinto Cão
Enólogo
Carlos Lucas
Preço: 19,00€