O Vinho Escolhem Elas
Bebes.Comes 03/12/2013

Nocturno MMXII

Branco Península de Setúbal 2012
13% Vol.

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De acordo com um recente estudo do IPAM – Marketing  School, sobre o perfil-tipo da consumidora urbana de vinho, conclui-se que “40% das compras de vinhos já são realizadas por mulheres, e que o mercado de vinhos está ser dominado de forma crescente pelo sexo feminino. O sexo feminino – principal responsável pela compra de produtos alimentares para casa – consome menos assiduamente do que os homens, mas está a assumir um papel cada vez mais relevante. O estudo mostra que os vinhos brancos com um perfil leve e frutado e os tintos leves são os favoritos das mulheres que consomem esta bebida com uma frequência semanal.

Revela ainda, que a vontade de perceber mais sobre vinho e a possibilidade de o consumir socialmente são fatores apontados como potenciadores do aumento das vendas junto deste target. Relativamente à frequência de compra, mais de metade (56%) adquire vinho pelo menos uma vez por mês, sendo que a distribuição moderna assume-se como o local preferencial das mulheres para a aquisição de vinhos (80%).

No momento de escolha, o universo feminino procura factores de confiança. A seleção das lojas e, sobretudo, a procura de marcas consagradas ou recomendadas por terceiros são fatores que as compradoras de vinho relevam. Também o aroma, o design e roupagem das garrafas são atributos que influenciam a preferência das consumidoras, a par da região de origem. Em Portugal, a mulher não valoriza a casta, a cor do vinho e o grau de álcool e na lista dos menos consumidos no feminino estão os vinhos doces, o Vinho do Porto e os espumantes.”

Várias vezes nos habituámos a ouvir sobre os vinhos com um perfil mais feminino, sobre a apetência do universo feminino para determinados tipos de vinhos… ou sobre o seu diferente palato. Sempre achámos este tipo de análises um pouco redutoras, porque nada entre as mulheres da nossa família ou da nossa convivência alguma vez demonstrou um padrão tipificado de gosto feminino, ou muito diferente do gosto dos restantes!

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Ultimamente pareceu-nos mais uma questão de marketing e de aproveitamento de mercado… veja-se até o lançamento de algumas bebidas com enfoque no público alvo feminino… certamente pelo facto de o poder de compra e decisão das mulheres ter aumentado.


Mas o estudo está aí… e respeitamos! Inspirados nas suas conclusões, escolhemos um vinho que fosse fácil de encontrar nas prateleiras do supermercado, económico, recomendado, de design interessante, e com uma história a contar! Um vinho branco, jovem, e que tem o nome de Nocturno porque é vindimado à noite, para manter a qualidade e frescura das uvas… um vinho aparentemente leve e fresco, mas muito gastronómico. Acompanhámos com uma refeição digna da mulher moderna, quando não tem tempo para fazer o jantar… pizza, quem não gosta? Uma boa referência de vinho abaixo dos 5€, e que pensamos poder agradar a qualquer género…até porque já fizemos a experiência!

“Em qualquer altura, em qualquer lugar!”

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INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo pálido
Aroma: flôr de laranjeira, fruta madura tropical
Sabor: fresco, amplo na boca, acidez equilibrada

Castas
Moscatel Graúdo, Fernão Pires e Arinto

www.vinhosdamasceno.com

Preço: 4,49€

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