Na Wonderland dos Ovos Moles
Bebes.Comes 01/02/2014
Ser da terra dos ovos moles causa inveja a muita gente… aproveitámo-nos disso e fomos ver como se faziam… isso mesmo, o bebespontocomes na Wonderland dos Ovos Moles!

Connosco levámos a máquina fotográfica, a gulodice, a curiosidade e um membro da Confraria dos Ovos Moles


A História:

A receita original será proveniente do Convento de Jesus, em Aveiro. Diz-se que as freiras utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, eram aproveitadas para as doçarias.

Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras e foi através de uma delas que a receita passou para Odília dos Anjos Soares, fundadora da famosa Casa dos Ovos Moles Maria da Apresentação da Cruz & Herdeiros, que visitámos neste dia … onde descobrimos uma história e um universo marcadamente feminino, através do relato generoso da Maria João Santos, para quem os ovos moles são uma paixão e devem ser tratados com “mãos de pelica“.

fachada-ovos-moles-wonderland-bebespontocomesmaria-apresentacao-wonderland-ovos-moles-bebespontocomesovos-moles-4-bebespontocomesovos-moles-12-bebespontocomesovos-moles-8-bebespontocomes


A Receita:

Tendo como ingredientes a água, as gemas e o açúcar, estes ovos moles nascem ainda no antigo tacho de cobre… a fórmula não é matemática e o ponto óptimo só as doceiras mais experientes sabem encontrar…! Depois do “recheio” pronto e arrefecido é feito o enchimento da hóstia, tradicionalmente de formas marinhas, e o seu recorte, ficando a descansar durante a noite. No dia seguinte, os ovos moles desta casa são cobertos com uma leve calda de açúcar e deixam-se a secar.

Nem todos os fabricantes de ovos moles utilizam esta técnica da calda de açúcar… nós adoramos!  

Se antigamente o segredo de uma receita era o mais importante e guardado “a sete chaves”, hoje há poucos segredos, e a excelência do produto reside sobretudo no respeito pela sua História, na qualidade dos ingrediente e no tempo que se lhe dedica. Arriscamos até a dizer, que aos ovos moles não basta serem doces…!

ovos-moles-3-bebespontocomesovos-moles-9-bebespontocomesovos-moles-2-bebespontocomesovos-moles-11-bebespontocomesovos-moles-7-bebespontocomesovos-moles-10-bebespontocomesovos-moles-1-bebespontocomes


A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro:

“A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro tem por missão a promoção, divulgação e defesa cultural e gastronómica do doce conventual “Ovos Moles de Aveiro”, enquanto produto tradicional, de origem e proveniência certificadas. À qual acresce a nossa relação quase umbilical por termos visto nascer este projecto, e uma vez que a imagem foi criada pelo Pedro. Dizem eles …

“Juro levar os Ovos Moles de Aveiro, ao Mundo inteiro. Se não os comer primeiro!”

confraria-ovos-moles-aveiro-pedromoreiradesign-bebespontocomesovos-moles-14-bebespontocomesovos-moles-5-bebespontocomes


A Harmonização:

Decidimos abrir um Tawny para acompanhar os ovos moles à sobremesa… O Quinta do Portal 10 Anos andava “perdido” pela nossa garrafeira há algum tempo, desde que o comprámos numa visita à Quinta em Sabrosa, há alguns anos.

Elegante e ideal para acompanhar o final de uma refeição, servido à sobremesa a 13-14ºC. E foi assim que, perante esta harmonização deliciosa, decidimos nunca mais deixar passar tanto tempo sem beber um Vinho do Porto e que este ritual vai passar a fazer parte dos nossos hábitos.

ovos-moles-6-bebespontocomes

cozinho-para-o-povo-rodape-bebespontocomes


Maria da Apresentação da Cruz & Herdeiros

Rua D. Jorge Lencastre nº 37, 3800-142 Aveiro, Portugal

www.mariaapresentacaocruzherd.pt

COORDENADAS GPS: N40° 38′ 37.112” W8° 39′ 14.307”

2 Comentários

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *