Quinta dos Abibes / Sublime
Branco Bairrada 2010
13,5% Vol.
“O homem é dono do que cala e escravo do que fala.”
Sigmund Freud
O Evento…
Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2014 – organização da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Turismo do Centro e Município de Anadia, com a produção da Revista de Vinhos e o apoio da Rota da Bairrada e do Instituto da Vinha e do Vinho.
O nosso Estágio…
Na noite pré-evento o dedo foi certeiro! O escolhido foi um medalha de ouro no 4º Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada. Palavras para quê? Às vezes mais vale falarmos de menos que demais… Fica a harmonização proposta.
Vieiras com Cogumelos e Funcho
Ingredientes (4 pax):
. 450 g de miolo de vieira congelado
. pimenta de moinho
. alho em pó
. 1/2 limão
. 1 bolbo de funcho
. 50 g de Vaqueiro Líquida
. 250 g de cogumelos Portobello pequenos
. 1/2 pimento vermelho
. sal
. 3 a 4 c. de sopa de vinho do Porto
. 2 dl de natas
Preparação:
Deixar descongelar as vieiras e temperar com pimenta moída na altura, alho em pó e sumo de limão. Retirar e reservar as folhinhas verdes do funcho, eliminar os talos fibrosos e picá-los finamente. Aquecer a Vaqueiro líquida numa frigideira, juntar o funcho picado e deixar cozinhar em lume brando até estar macio. Entretanto, limpar os cogumelos e cortá-los ao meio. Cortar o pimento em tirinhas. Aumentar o calor, juntar os cogumelos e os pimentos ao funcho e saltear, em lume moderado, durante cerca de cinco minutos. Regar com o vinho do Porto, ferver durante um a dois minutos, adicionar as natas e temperar com sal e pimenta moída na altura. Juntar as vieiras e cozinhar durante cerca de cinco minutos em lume brando. Salpicar com as folhinhas verdes de funcho.
Curiosidades…
No dia seguinte, em visita ao certame, o produtor disse que “nós” só conhecíamos 4 marcas, aqui vai a foto que demonstra o contrário! 😉
A casta Arinto encontra na Quinta dos Abibes um terroir de excelência, com suave estágio em barricas de carvalho francês que lhe conferiu elegância, nobreza e distinção. Foram produzidas 2050 garrafas. A 1ª vez que bebemos este vinho foi no Rei dos Leitões, por sugestão da casa, entretanto comprámos uma garrafa que estava à espera de um dia e este foi o dia!
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: aspecto cristalino, cor citrina com tons esverdeados
Aroma: notas de frutos tropicais, citrinos, maçãs verdes, avelã e tostados
Sabor: frutado, fresco e crocante, volumoso e harmonioso, boa acidez
Final de Prova: elegante e com boa persistência
Castas
Arinto
Enólogo
Osvaldo Amado
Preço: 20,00€
Nota: Receita in Revista de Saberes e Sabores Vaqueiro.