By the Wine… be happy!
Bebes.Comes 08/02/2015

Ripanço / Private Selection

Tinto Alentejo 2013 
14% Vol.

“wine is a proof that we must be happy”


A “folha” está em branco… pretende-se escrever sobre a experiência da nossa visita à By the Wine, a primeira “flagship store” da José Maria da Fonseca. O que há para dizer que ainda não tenha sido dito?

Podemos situar este projecto fantástico da família Soares Franco, proprietária da José Maria da Fonseca, em parceria com os proprietários da By the Wine, na Rua das Flores, Chiado. Um conceito inovador na área da promoção e divulgação de vinhos a nível nacional, com a possibilidade de consumo no espaço de toda a gama de vinhos da marca a copo. O cliente pode também comprar as garrafas a preço de garrafeira, e consumi-las no interior ou levá-las para casa. Os petiscos estão presentes para acompanhar! E a oferta é bem contemporânea e cosmopolita, indo além dos tradicionais queijos e enchidos… passa também pelas ostras, pelo ceviche, por um carpaccio ou salada de mexilhões.


Mais que um “wine bar“, uma grande sala de visitas da José Maria da Fonseca, que reflecte bem o espírito desta família de Azeitão, e sua História,


também através da decoração com fotografias e antigos objectos, com destaque para as 3267 garrafas bordalesas que revestem o tecto. Uma marca na decoração da By the Wine, e mais um contributo para a história do tão famoso vinho Piriquita, que era engarrafado nestas garrafas e que se consta ter sido o primeiro vinho tinto de mesa engarrafado em Portugal.

A nossa visita foi há exactamente uma semana, e o bloqueio na escrita poderá estar relacionado com a frustração de não podermos estar lá agora! Enquanto escrevíamos “picávamos” algo naquele grande balcão, onde nos sentimos tão bem e onde o tempo passou tão rápido. Fomos os primeiros a chegar, ainda se tratavam dos últimos pormenores para a abertura ao almoço, e fomos recebidos com muita simpatia pelos funcionários e por Ricardo Santos, o responsável pelo projecto, com quem tivemos oportunidade de trocar algumas impressões.

A nossa opção de menu foi simples:  

Joana – um Ceviche de Salmão, cebola roxa, chili, cebolinho, lima e teryaki que acompanhou um copo de Pasmados branco

Pedro – um Prego do Lombo em pão algarvio que acompanhou um copo de Ripanço tinto


Mas deixa saudades… Só queríamos voltar a atacar o pão caseiro algarvio acabado de sair do forno, com um copo de vinho tinto e uma boa conversa já seria o suficiente para deixar qualquer um feliz!


rua-das-flores-lisboa-chiado-restaurante-by-the-wine-jose-maria-da-fonseca-jmf-vinho-ripanco-alentejano-bebespontocomesby-the-wine-lisboa-jmf-jose-maria-fonseca-vinho-ripanco-2013-bebespontocomesjoana-vinho-ripanco-by-the-wine-lisboa-alentejano-2013-chiado-josemariadafonseca-jmf-bebespontocomesvinho-ripanco-alentejano-2013-jose-maria-da-fonseca-by-the-wine-lisboa-chiado-rua-flores-bebespontocomesby-the-wine-jose-maria-fonseca-interior-jmf-bebespontocomesinterior-by-the-wine-jose-maria-fonseca-lisboa-jmf-bebespontocomespipas-vinho-jose-maria-da-fonseca-jmf-by-the-wine-lisboa-chiado-bebespontocomes

O vinho em destaque, um lançamento recente, tinha-nos suscitado grande curiosidade de prova! Produzido com base numa técnica romana antiga e que lhe deu o nome, o Ripanço, consiste no desengaçamento das uvas à mão com o auxílio de uma mesa própria para o efeito –  mesa de ripanço –  constituída por várias ripas de madeira.

Desta forma, os taninos duros do engaço não são extraídos, resultando num vinho mais suave e macio, com maior elegância. Neste caso, uma combinação feliz da tradição e história com a tecnologia moderna, que resulta numa mistura entre o antigo e o novo, um vinho exclusivo e jovem.


Despedimo-nos com uma torta de azeitão e a sensação simpática de fazermos parte da grande família José Maria da Fonseca e testemunharmos mais um grande momento na sua História!


vinho-alentejo-ripanco-alentejano-jose-maria-da-fonseca-jmf-2013-by-the-wine-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: rubi carregado
Aroma: frutado, cassis, café, mirtilo, framboesa e baunilha
Sabor: suave, equilibrado, boa acidez e taninos maduros
Final de Prova: médio

Castas
Syrah, Aragonês e Alicante Bouschet

www.jmf.pt

Preço: 5,99€


By the Wine – José Maria da Fonseca

Rua das Flores, 41-43, 1200-1933 Lisboa, Portugal 

www.facebook.com/ByTheWineJoseMariadaFonseca

COORDENADAS GPS: N38° 42′ 32.556” W9° 8′ 37.218”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *