Receituário Alentejano
Bebes.Comes 20/09/2015

O adro espera-nos com o toque do sino. As vinte horas marcadas para o nosso jantar na Taberna do Adro.


Numa das vilas alentejanas mais bonitas que vimos nos últimos tempos, esta é uma taberna a não perder para os que gostam do pitoresco. Como em casa de família se tratasse, aqui não há cerimónias. Quem gosta gosta, quem não gosta gostasse!

taberna-do-adro-elvas-receituario-alentejano-restaurante-vila-fernando-portalegre-migas-galinha-tostada-pao-de-rala-sericaia-entrada-bebespontocomestaberna-do-adro-elvas-receituario-alentejano-restaurante-vila-fernando-portalegre-migas-galinha-tostada-pao-de-rala-sericaia-bebespontocomestaberna-do-adro-elvas-receituario-alentejano-restaurante-vila-fernando-portalegre-migas-galinha-tostada-pao-de-rala-sericaia-capa-interior-ceramica-bebespontocomestaberna-do-adro-elvas-receituario-alentejano-restaurante-vila-fernando-portalegre-migas-galinha-tostada-pao-de-rala-sericaia-balcao-bebespontocomestaberna-do-adro-elvas-receituario-alentejano-restaurante-vila-fernando-portalegre-migas-galinha-tostada-pao-de-rala-sericaia-vista-mesa-bebespontocomestaberna-do-adro-elvas-receituario-alentejano-restaurante-vila-fernando-portalegre-migas-galinha-tostada-pao-de-rala-sericaia-ementa-bebespontocomestaberna-do-adro-elvas-receituario-alentejano-restaurante-vila-fernando-portalegre-migas-galinha-tostada-pao-de-rala-sericaia-ginja-sobremesa-bebespontocomes


Embora um pouco atrapalhados com a, digamos, singularidade das ementas da casa…


…(contado ninguém acredita… é daquelas “coisas” que têm de ir para ver!)… lá atacámos o típico receituário alentejano!

Do qual fazem parte:
. Enchidos;
. Pimentos em azeite;
. Tortilha de batata;
. Tiborna;
. Carapaus de escabeche;
. Galinha tostada;
. Pezinhos de coentrada;
. Carne no alguidar;
. Cachaço de porco alentejano assado;
. Migas de espargos;
. Migas de batata;
. Migas de tomate;
. Migas de couve-flor;
. Sericaia;
. Pão de Rala;
. Tarte de requeijão.

Pão, melão e 2 copos de vinho branco da Adega Cooperativa de Borba. O suficiente para nos deixar satisfeitos, mas que neste caso serviu só para refrescar, enquanto decidíamos o que pedir.


Se bem que a oferta de vinhos seja impecável, não nos despertou grande vontade… talvez culpa dos copos.


Avançámos na Galinha Tostada, servida desfiada grosseiramente. Um prato típico de domingos em família. E o que nunca deixamos de comer quando estamos pelo Alentejo, carne de alguidar com migas. A carne da matança, que marina em massa de pimentão e alho. Foi servida com um trio de migas de batata, tomate e couve-flor. Deliciosas e muito diferentes das que estamos habituados a comer, merecem ser descritas… As migas de tomate, estando longe de serem as nossas favoritas (critérios únicamente pessoais), destacam-se na intensidade da cor e do sabor, entre o adocicado e uma certa acidez. As migas de batata, que poderíamos pensar serem as mais sensaboronas, têm qualquer coisa que as deixa muito agradáveis. Por último, as de couve-flor, são óptimas também e muito aromáticas. Em todas um denominador comum, nada de gorduras em excesso.

Com as sobremesas perdemos a cabeça… o Pão de Rala e a Tarte de Requeijão levaram-nos ao céu, e só aterrámos na doce ginjinha oferecida por simpatia da casa.


Assim nos despedimos deste cantinho pitoresco decorado à boa maneira alentejana, onde se comem os verdadeiros petiscos da região ao som de música portuguesa!


Taberna do Adro

Largo João Dias de Deus 1, 7350-511 Vila Fernando, Elvas, Portugal

www.facebook.com/TabernaDoAdro

COORDENADAS GPS: N 38° 55′ 3.588” W 7° 19′ 20.67”

Nota: Não aceitam pagamento por Multibanco, nem há onde ir levantar dinheiro e nem sequer rede de internet… pitoresco, não?

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *