Astronaut Anselmann / Riesling
Branco Pfalz – Germany 2015
13% Vol.
Soirée | suarê | (palavra francesa) substantivo feminino Serão; espectáculo que acontece à noite, por oposição a matiné.
Ingredientes para a nossa soirée:
Riesling e Pavlova
Cada país tem os seus costumes e tradições, a sua gastronomia e os seus vinhos. Diz também Aníbal Coutinho, o mentor do vinho que trazemos hoje, que “cada país tem as suas castas Super-Star, bandeiras emblemáticas dos países vinhateiros que transportam a história e a tradição dos Terroirs por esse mundo fora”. E foi assim que, aliando a sua paixão pelo vinho ao gosto de viajar, nasceu o projecto de vinhos Astronauta.
De Pfalz, na Alemanha, chega-nos um vinho da casta Riesling, a mais nobre das castas alemãs.
Elegante, rico em carácter e sabor, com os aromas típicos de um riesling jovem. Um branco fresco, indicado para carnes brancas, peixes e marisco, que fez aqui um pairing improvável com o merengue e o leve recheio desta pavlova…
…numa deliciosa soirée caseira.
A Pavlova é uma sobremesa em forma de bolo, feita à base de natas, claras e açúcar, com uma base base de merengue, cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova.
A sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e ambos os países reivindicam a sua invenção. É crocante por fora e macia por dentro, normalmente decorada com frutos em cima.
Tem tanto de deliciosa… quanto de delicada e bela… como uma bailarina. Perfeição. Arte. Romance e Lúxuria. Parecem evocar as suas imagens.
A versão clássica é feita com ganache de chocolate e morango. A nossa era uma Miss Pavlova Exótica: Pavlova, natas, curd de maracujá e frutos silvestres.
Ficam as imagens, para vos deixar água na boca…
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: clara e citrina
Aroma: cítricos, ananás, pêssego e maçã
Sabor: intenso e fresco
Final de Prova: agradável e médio
Castas
Riesling
Enólogo
Aníbal Coutinho
Preço: 8,00€