Quinta de Lemos / Dona Georgina
Tinto Dão 2005
14,5% Vol.
Todos a bordo. Vamos dar entrada na linha Nº 1, ao início das nossas férias, em pleno Alentejo.
Primeira paragem – Train Spot Guesthouse -, alojada na histórica estação ferroviária de Marvão / Beirã, criada no séc. XIX e classificada como Património Arquitectónico. Esta que já foi em tempos a estação de comboios mais importante em Portugal, surgiu com a construção da linha de comboio que liga Lisboa a Madrid.
Aqui todos podemos viver a experiência de sonhar e acordar numa estação da era industrial. Mas atenção, que esta é uma aventura para quem não tenha muita pressa em apanhar o comboio… ou não estivessemos nós no Alentejo.
Convém gostar… … das noites quentes alentejanas… de decoração vintage e histórias antigas… de ficar a namorar um copo de vinho até o deixar aquecer na mão… de conviver com outros turistas… de partilhar… de ir a pé até à aldeia tomar café e conversar com quem não se conhece… ou até não conversar com ninguém!
Isto para nós é luxo!
Ao qual acrescentámos a companhia de um copo de vinho da Quinta de Lemos, mais precisamente o Dona Georgina 2005, triplamente premiado no International Wine Challenge, um dos mais reconhecidos concursos de vinho do mundo.
Naquele que foi o primeiro ano de produção de vinhos da Quinta de Lemos, este Dona Georgina foi baptizado com o nome da mãe do produtor Celso de Lemos. Uma homenagem à matriarca da família, que se caracteriza por ser um blend duas castas – Touriga Nacional e Tinta Roriz – e lhe rendeu a nomeação para a categoria dos 5 melhores vinhos do mundo. Apresenta, a esta data, uma complexidade subtil nas notas de flores e frutos vermelhos.
Um vinho macio e de textura aveludada, que nos acompanhou numa tarde comprida de viagem pelo tempo nesta original Casa de Hóspedes.
A um passo da fronteira entre Portugal e Espanha, Lina e Eduardo dedicam-se a manter o património, e recebem todos os curiosos que por aqui passam para conhecer este fantástico espaço.
Embaixadores da cultura raiana, dos vinhos e restantes produtos tradicionais da região, propõem ainda passeios a cavalo e de bicicleta, caminhadas, workshops de queijo e pão alentejano em forno de lenha.
Para além das actividades e experiências locais, querem acrescentar uma componente cultural e fazer crescer o projecto Train Spot com a abertura para breve de um Café Concerto no armazém da antiga estação.
Até lá, recebem o Festival Internacional de Cinema de Marvão, e visitantes como nós…
…que aproveitam ao máximo este universo mágico que é descansar no alpendre sobre as linhas de carris.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: carregada
Aroma: notas de flores e frutos vermelhos, com ligeira tosta/madeiras antigas
Sabor: frutos vermelhos e textura aveludada
Final de Prova: persistente
Castas
Tinta Roriz e Touriga Nacional
Enólogo
Hugo Chaves
Produtor
Quinta de Lemos
Preço: 30,00€