Arrepiado / Petit Verdot – Unoaked
Tinto Alentejo 2015
14,5% Vol.
Memória Curta. Ou a Vantagem do Esquecimento. Porque dizem ser na repetição da desgraça que assimilamos certas verdades.
E esta semana, não temos mais que algo tão comezinho para vos contar quanto isto:
Há três anos o Pedro pintou as paredes do nosso quarto. Jurou para nunca mais. Até este ano, mais precisamente esta semana, em que decidiu pintar mais duas divisões da casa. Ficou-se pelo corredor. Porque afinal o nosso moço não é assim tão perfeito, nem tem jeito para tudo!
Valeu pela brincadeira, os dois dias bem passados em casa e o refresh dado às paredes pelos Twigs by Otchipotchi, vasos em porcelana e com a forma de galhos, feitos à mão pela artista Paula Valentim.
Mas também por mais uma lição, que tão bem conhecemos… quando queremos as coisas bem feitas, a única solução é mesmo recorrer a profissionais… ou acabamos por borrar a pintura só para poupar uns trocos.
Perfeitas ficaram as pinceladas no Arrepiado Petit Verdot Unoaked.
A mais recente novidade deste irreverente produtor alentejano, com estratégia de mercado e uma imagem definitivamente acima da média no nosso país.
Em Portugal, a casta Petit Verdot é cultivada predominantemente no Alentejo, e adicionada ao lote em pequenas quantidades para acrescentar taninos, cor e sabor.
Nesta edição limitada, a ideia passou por manter a expressão pura da casta.
Resulta num vinho algo rústico e mastigável, com uma complexidade q.b., que preserva bem as características da fruta vermelha madura, com taninos doces e persistentes.
Acompanhou o rancho dos pintores. Bem, uma espécie de rancho – ervilhas de quebrar com presunto e salsicha fresca -, e uma espécie de pintores… e que bem soube no final de tanto trabalho.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: rubi retinta
Aroma: fruta vermelha madura
Sabor: volumoso
Final de Prova: persistente
Castas
Petit Verdot
Enologia
António Maçanita
Produtor
Herdade do Arrepiado Velho
Preço: 18,50€
Nota: Edição limitada de 3900 garrafas.