DODA
Tinto Dão/Douro 2011
13,5% Vol.
“Support your friends businesses and progressions, like you support the celebrities that you don’t know”.
A ideia é mais ou menos esta, numa altura em que não há como fugir ao consumo, porque não sermos mais conscientes? O consumidor consciente é aquele que pensa na sustentabilidade, no meio ambiente e em todas as pequenas acções que possibilitam um mundo melhor.
São atitudes pequenas, mas que podem ser muito importantes para estimular e prestigiar o nosso comércio e indústria.
Que legado queremos deixar para as nossas crianças? Estaremos a dar o exemplo? Há quanto tempo não entramos numa papelaria ou numa mercearia?
Este Natal vamos: Oferecer vinho português / Comprar no comércio tradicional / Apostar na qualidade / Comprar menos / Não discutir preços…
E planear, planear, planear! Ir às compras com tempo, para tomar melhores e menos precipitadas decisões.
Apostar em garrafeiras de rua, e outras lojas, para usufruir dessa proximidade de relação com o cliente, que permite obter sugestões personalizadas e uma oferta diferenciada…
E não, não vale a pena deixarmo-nos influenciar pelo colega do lado que acha que um vinho por mais de cinco euros é caro… também não vamos discutir quanto é que ele paga para ir aquele jogo de futebol, ou aquele festival de música… etc, etc.
Não tem discussão possível.
Divirtam-se e mimem-se!
Foi o que fizemos… (a dar o exemplo, passámos pela Garrafeira Gota a Gota na Rua de Cedofeita, no Porto. O espaço é acolhedor, a selecção de vinhos é boa e quem nos recebe é a Miana e o Dinis, um casal muito simpático e profissional)…
E comprámos já uma prendinha de Natal para nós!
Um DoDa 2011 que andávamos a namorar, por conjugar o melhor de duas regiões…
“60% de um lote de vinho do Douro, produzido na Quinta de Nápoles com origem em vinhas muito antigas, tendo uma delas mais de 120 anos, e de 40% de um lote do Dão produzido na Quinta da Pellada, proveniente de vinhas velhas, e com castas típicas da região: Tourigo, Jaen, Alfrocheiro e Tinta Roriz.”
… pelas mãos de Álvaro de Castro e Dirk Niepoort.
O projecto nasceu no ano 2000, com o nome DaDo, inspirado pela ideia de Rolf Niepoort, segundo a qual “o vinho Português ideal será aquele que consiga aliar a elegância, frescura e longevidade dos vinhos do Dão à estrutura e potência dos vinhos do Douro, que consiga conciliar a fruta dos solos de xisto do Douro com os aromas de caruma e mineralidade dos solos graníticos do Dão.”
E não será, de facto, necessário dizer muito mais…
O DoDa 2011 combina potência e elegância.
Nos aromas é “fino expressivo e complexo” segundo Álvaro de Castro, com notas florais e de frutos silvestres. Na boca é “encorpado, rico e taninoso” segundo Dirk Niepoort.
Um vinho vivo e expressivo, com a acidez bem ao nosso gosto, e uma óptima companhia para os estufados e ensopados deste Inverno.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: rubi
Aroma: complexidade, com notas florais e de frutos silvestres
Sabor: bom volume, taninos bem presentes e boa acidez
Final de Prova: longo e persistente
Castas
Jaen, Tourigo, Alfrocheiro, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Tinto Cão
Produtor
Niepoort (Vinhos) SA, Álvaro de Castro e Dirk Niepoort
Preço: 30,00€