Messias / Clássico Garrafeira
Tinto Bairrada 2013
12,5% Vol.
Em redes cada vez mais vazias… Sentimos a necessidade de procurar conteúdo.
É o que nos traz de volta à Bairrada, e a estas Caves, onde repousam 91 anos de História. O seu fundador, Messias Baptista, era um comerciante da zona da Bairrada, que começou no negócio do vinho através da exportação a granel para diversos mercados da Europa. Criou a Messias a 19 de Novembro de 1926.
Actualmente a Messias comercializa vinhos das principais regiões demarcadas – Bairrada, Beiras, Douro, Dão, Vinho Verde e Vinho do Porto – e produz anualmente cerca de 4,5 milhões de garrafas.
A Nova Geração
A Administração das Caves Messias é ainda hoje assegurada pelos descendentes da família Messias. Margarida Valente pertence à 4ª geração da família e falou-nos um pouco sobre como é viver de uma História tão rica e como se adapta uma empresa centenária aos dias de hoje.
Mantendo a mesma paixão, assente na importância da tradição e herança familiar, mas apostando cada vez mais na modernidade e divulgação.
Percorremos os corredores do passado e parámos a provas no simbolismo das primeiras garrafas de espumante guardadas nas Caves Messias.
Porque os ícones podem ser actualizados e a tradição redesenhada, com uma mudança por vezes tão só subtil…
O Messias Clássico 2013 foi para nós um dos vinhos do ano.
E porquê Clássico?
Para os vinhos brancos e tintos DO «Bairrada», pode ser utilizada a denominação «Clássico», desde que a sua produção e elaboração satisfaça alguns requisitos específicos, nomeadamente no que respeita às castas utilizadas e ao estágio.
Nos vinhos tintos obriga a um estágio mínimo de três anos, dos quais um ano em garrafa, e à utilização de pelo menos 50% de Baga.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada está empenhada em dinamizar esta categoria, despertando o consumidor para aquilo que considera ser o perfil dos vinhos bairradinos puros, a recordar os grandes clássicos da região.
Assim sendo, longa vida aos Clássicos que se apresentam assim!
Este é um tinto bairradino alheio a modas. Com estágio de 2 anos em madeira e um ano em garrafa, apreciámos o seu carácter vegetal e notas balsâmicas, a boa acidez, elegância e frescura.
A prometer uma boa guarda.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: rubi acentuado
Aroma: notas balsâmicas, de tabaco e ligeiras especiarias
Sabor: taninos elegantes e boa acidez
Final de Prova: persistente
Castas
Baga
Produtor
Soc. Agric. Com. Vinhos Messias, SA
Preço: 22,60€
Caves Messias
Avenida Comendador Messias Baptista 56, 3050-361 Mealhada, Portugal
COORDENADAS GPS: N 40° 22′ 33.165” W 8° 26′ 52.56”
Nota: Curiosamente este é um perfil muito diferente do Messias Clássico Garrafeira Tinto 2010 – eleito o melhor vinho tinto varietal no Concurso Vinhos de Portugal 2016 – que também tivemos oportunidade de provar e que sinceramente não apreciámos da mesma forma.