Herdade da Rocha / Reserva Especial
Tinto Alentejo 2015
14,5% Vol.
“Se um dia alguém perguntar por mim
Diz que vivi para te amar…”
A nossa família é tradicional. Mas não é convencional. Os nossos pais já não estão juntos.
Resultado… cada Natal obriga-nos a dividir por quatro famílias diferentes, sempre com a sensação de que algo fica pela metade…
Ao fim de muitos anos ainda não nos adaptámos na totalidade, mas aceitamos e fazemos a nossa “ginástica“.
“Eu sei que não se ama sozinho
Talvez, devagarinho, possas voltar a aprender.”
Esta é uma história de Natal igual a tantas outras. Sem dramas, sabemos que o que é verdadeiramente importante é estar onde somos amados. E amor existe de sobra, em cada uma das nossa famílias.
“Sem fazer planos do que virá depois
O meu coração pode amar pelos dois…”
Invariávelmente, é à mesa que se passam a maior parte dos nossos encontros…
Em época de Reis, apresentamos aquele que foi o cenário de Natal de dia 24 de Dezembro, o vinho que escolhemos e a receita do doce com que contribuímos (porque o chocolate sempre ajuda!).
O Salame de Natal.
(inspirado no típico Tronco de Natal dos franceses)
Ingredientes:
. 200 gramas de bolacha maria
. 180 gramas de manteiga
. 200 gramas de açúcar
. 150 gramas de chocolate em pó
. 1 ovo
. 2 colheres de sopa de açúcar em pó
. Nutella
. groselhas
Preparação (20′):
Bater a manteiga amolecida com o açúcar até ficar com uma pasta esbranquiçada. Juntar o ovo, mexer com uma colher, e acrescentar o chocolate, envolvendo bem. Acrescentar as bolachas partidas em pedaços pequenos e misturar.
Colocar o preparado numa folha de papel vegetal, fazendo a forma de um rolo, e apertar o papel com as mãos de forma a que o salame fique bem formado. Levar ao frio até solidificar. Na altura de servir, tirar o papel vegetal e decorar.
Nós fizemos dois salames de chocolate, por forma a podermos acrescentar o galho. Depois, aquecemos a Nutella em banho maria e improvisámos um saco de pasteleiro para ajudar a cobrir o tronco.
No final alisámos um pouco o creme de Nutella com a espátula, para cobrir o topo e as laterais, e polvilhámos com o açúcar em pó.
Truques:
. Levar ao frio durante, pelo menos, umas três horas (o ideal é fazê-lo no dia anterior);
. É importante que a manteiga esteja à temperatura ambiente. Se, não for o caso, deve levar-se ao microondas durante alguns segundos, mas com cuidado para não derreter.
Para estar connosco à mesa neste dia escolhemos um vinho do Alentejo.
A Herdade da Rocha, um projecto ainda desconhecido por muitos, situa-se no Crato, em Portalegre. Colada às encostas da Serra de S. Mamede nasce assim um lugar único para a produção de vinhos, propriedade da família Rocha, que apaixonada por vinho, comprou um monte alentejano em 2006 e iniciou a transformação dos solos em vinha e olival.
Os tintos continuam a ser os preferidos da nossa família, e idealmente perfis clássicos como este Reserva Especial da Herdade da Rocha, com aromas complexos a fruta vermelha madura, especiarias e ligeira baunilha.
Na boca apresenta fruta madura, com boa acidez e elegância.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: limpido, cor granada
Aroma: fruta vermelha madura e especiarias
Sabor: fruta madura, fresco e com boa acidez
Final de Prova: suave, com persistência
Castas
Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional
Produtor
Herdade da rocha, Lda
Preço: 30,00€
Não podíamos acabar o ano sem “Amar pelos Dois” a lindíssima música que nos marcou em 2017, da autoria de Luisa e Salvador Sobral.