Bebes.Comes Bairrada by Luís Patrão
Bebes.Comes 24/11/2019

Bebes.Comes / Bairrada by Luís Patrão

Tinto Bairrada 2018
12,5% Vol.

A família do projecto Collection aumentou (mais uma vez)!

Acreditamos que os melhores resultados são os que se baseiam na colaboração, na troca de ideias e na possibilidade de crescer com os outros.

O nosso projecto assenta nestes valores, em que através da colaboração criativa pretendemos apresentar um produto diferenciado e agradar aos consumidores mais exigentes. Não por ser uma forma mais bonita de comunicar ou produzir vinhos, mas porque é a nossa forma.

Cada parceria segue o seu próprio caminho. E estamos muito felizes de vos apresentar em primeira mão…

Bebes.Comes / Bairrada by Luís Patrão

Risco, ambição e paixão, os ingredientes certos para nesta 3ª edição do projecto apostarmos na criação de um vinho Baga da Bairrada.

A Baga é a casta tinta predominante da Bairrada. Uma variedade vigorosa, com cachos de bagos pequenos e de maturação tardia. Em solos argilosos e com boa exposição solar, a Baga consegue amadurecer bem e produzir vinhos de cor delicada, que podem envelhecer em garrafa durante muitos anos.

Para se juntar a esta família Collection convidámos alguém que se tem dedicado à recuperação das castas tradicionais da região e à produção de autênticos vinhos DOC BAIRRADA, o enólogo Luís Patrão.

A cara de uma nova geração de sucesso, e um dos mais talentosos enólogos portugueses, conduz o projecto familiar Vadio, juntamente com a esposa Eduarda Dias e o pai o Sr. Dinis Patrão, situado na aldeia da Poutena, região da Bairrada de onde é natural.

Os seus vinhos apresentam um estilo clássico, que pretende respeitar a autenticidade da região e o caráter das castas que lhe dão origem.

Aceitou prontamente o nosso desafio!

Mas tivemos de aguardar pelo momento certo, porque os bons vinhos exigem tempo e paciência.

O Bebes.Comes Bairrada 2018 resulta numa experiência que o Luís Patrão já vinha a idealizar há algum tempo, um perfil com o qual rapidamente nos identificámos.

A ideia era recriar o perfil de Baga que o Luís se recordava de provar nos pequenos agricultores que faziam vinho para seu próprio consumo.

Estes vinhos eram muito leves e delicados de cor, grau alcoólico moderado e acidez fina e bem envolvida. Eram sobretudo vinhos muito elegantes, fáceis de beber jovens, e que acompanhavam as suas refeições diárias.

Na prova, o nosso vinho mostra uma cor violeta viva e de concentração muito ligeira. O aroma evidencia sobretudo a fruta primária, destacando-se a cereja e os frutos silvestres bem evolvidos em notas de musgo. Na boca, a acidez confere precisão e frescura notável. Os taninos muito bem fundidos advinham boa longevidade de garrafa.

Deve ser bebido tal como fazia o seu pai, ligeiramente fresco (14–15 ºC).

Outro aspecto muito importante do nosso projecto é a imagem, e para ilustrar o rótulo desta nossa terceira edição Collection convidámos a artista australiana Chloe Bennett (YEAH YEAH CHLOE), também ela uma criativa emergente das plataformas digitais, com uma linguagem marcadamente urbana.

Para esta nossa baga, criou uma imagem bonita, feminina e elegante, bem de acordo com o que pretendíamos.

E, à semelhança das anteriores ilustrações presentes nos rótulos dos vinhos Bebes.Comes, pode ser interpretada das mais diversas formas…

Longe de querermos ser consensuais, este é um vinho que o reflecte e que nos reflecte.

Elegante, simples e honesto.

Somos nós. À nossa imagem, e à de todos os que fazem parte deste projecto.

O pré-lançamento do Bebes.Comes Bairrada by Luís Patrão vai ser já dia 30 de Novembro no Adegga WineMarket Lisboa 2019, entre as 14H e as 21H.

Apareçam!

O Vinho e as suas Notas…

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: ruby brilhante
Aroma: bagas selvagens, notas de eucalipto
Sabor: frutado vibrante, taninos finos
Final de Prova: acidez e frescura notável, os taninos muito bem fundidos

Castas
Baga.

Vinhas
Parcela de baga com cerca de 30 anos de encosta e solos argilo-calcários.

Vinificação
As uvas foram colhidas manualmente e parcialmente esmagadas para o depósito de inox. A fermentação foi conduzida por leveduras indígenas.

Estágio
Estagiou cerca de 8 meses em barricas de carvalho francês usadas de 225L, seguindo-se 6 meses em garrafa.

Edição Limitada
1700 garrafas

Enologia
Luís Patrão

Produtor
Vadio Wines Unipessoal, Lda

Preço: 24,50€


Bebes.Comes

www.bebespontocomes.pt/collection

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

error: O conteúdo está protegido !!