O Azul do Céu
Bebes.Comes 18/12/2019

Monte da Ravasqueira / Vinha das Romãs

Tinto Alentejo 2016
14% Vol.

“Um lugar ideal, como um sinal do teu amor,
O azul do céu, onde sei que nunca vou chegar

Farrapos de nuvens, que pairam devagar,
Brincam no horizonte, indiferentes a qualquer
Sonhar…”

André Sardet

A ideia romântica que nos fica na memória depois de umas horas passadas a conhecer o Monte da Ravasqueira… o AZUL… do céu e da tranquilidade.

Um lugar feliz, onde perdura o modo de vida tradicional alentejano.


É possível descobrir a Ravasqueira:

Pela sua história.

A propriedade existe desde 1943, e há três gerações que o Monte da Ravasqueira está ligado à família José de Mello, ocupando uma área com cerca de 3000 hectares de paisagem tipicamente alentejana.

Aqui preservam um dos maiores e mais ricos museus de atrelagens da Europa.

Mais do que carros puxados por cavalos, são memórias com três séculos de história e uma homenagem à criação de Cavalos Lusitanos tão fortemente enraizada na nossa cultura.


Nas vinhas.

Através de um passeio que nos permite conhecer não só as vinhas, mas tudo o resto que existe no Monte da Ravasqueira, desde a produção de cortiça, azeite e mel, à criação de gado bovino e à engorda de porco preto alentejano.

Ao contrário do que é comum na vasta planície alentejana, a paisagem do Monte da Ravasqueira apresenta uma enorme diversidade.

Em 1998 os pomares foram arrancados nas encostas dos vales e plantadas as primeiras vinhas. A fruta era boa, mas amadurecia muito tarde e o valor era baixo.

Uma história que marca o terroir deste vale de grande amplitude que conta hoje com 19 castas plantadas.

As encostas funcionam como uma concha, e o facto de as vinhas serem a altitudes diferentes e com diferentes exposições solares, vai dar origem a diferentes tipos de maturação. É esta relação com as maturações mais lentas que vai marcar o perfil dos vinhos do Monte da Ravasqueira, vinhos frescos e aromáticos.

Depois de um passeio pelas vinhas, onde antigamente era o romanzal… Apreciamos um vinho em particular.


À mesa.

Junta-se a sabedoria gastronómica alentejana aos produtos e vinhos da casa.

O almoço faz-se devagar, naquela que é a cozinha e sala de refeições da Casa Antiga, com a sua decoração tradicional e as letras MR gravadas nas paredes como num ferro de coudelaria.

Com anos consecutivos de excelentes pontuações, este Single vineyard é um dos vinhos mais consensuais e mais consagrados do Monte da Ravasqueira.

Tendo adoptado o nome da vinha de onde provém, procura tirar partido, todos os anos, de um terroir único, onde antes de serem plantadas uvas, existia um pomar de romãzeiras.

O Vinha das Romãs é assim o resultado de uma história que teve início em 2002 quando, o local onde se encontrava um pomar de romãs, deu lugar à plantação de uma vinha.


Ao longo dos anos a vinha foi-se enraizando e deu origem a um vinho com uma estrutura muito particular.


Foi apenas quando estudaram o solo em pormenor que descobriram a origem de tanta personalidade e textura. As raízes da nova Vinha das Romãs encontravam-se entrelaçadas com as raízes das romãs que ali ficaram a enriquecer o solo, tornando esta vinha única.

Com um estágio longo em barricas de carvalho francês, este vinho evidencia a elegância das castas Syrah e Touriga Franca, utilizadas em diferentes percentagens de ano para ano.

No nariz, embora inicialmente se apresente um pouco tenso e fechado, vai abrir para a complexidade da fruta madura, do bosque e das notas a especiarias que a madeira lhe conferiu durante o estágio.

A boca é bem estruturada, os taninos sólidos são finos e elegantes no final, num equilíbrio que lhe vai garantir bastante potencial em garrafa. Um vinho com muita frescura e um final mineral granítico.


Ícone da Ravasqueira e do Alentejo, destaca-se não só pela sua qualidade, mas também pela sua consistência e história únicas.


Ideal para brindarmos os amigos e família nestes dias festivos que se aproximam.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: encarnada escura e opaca
Aroma: frutas pretas, cedro, frutos do bosque, especiarias, cardamomo
Sabor: fruta madura, taninos sólidos, acidez q.b.
Final de Prova: fresco e persistente

Castas
Syrah e Touriga Franca

Produtor
Monte da Ravasqueira

Preço: 15,00€


Monte da Ravasqueira

7040-121 Arraiolos, Portugal

www.ravasqueira.com

COORDENADAS GPS: N 38° 31′ 50.482” W 7° 53′ 53.4”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *