Sicario
Bebes.Comes 29/06/2020

Mi Casa es tu Casa!…

O Sicario, casa de comida mexicana, abriu recentemente em Matosinhos, para apresentar um menu inspirado nos livros de receitas das abuelas.

Embarcámos numa viagem até aos sabores, temperos e histórias do México, com a assinatura do chef mexicano Carlos Mañé!

Apesar de nos sentirmos sempre bem, mesmo que só os dois,… este é na verdade o espaço ideal para ir com amigos, e “picar“, à boa maneira mexicana, desfrutando dos deliciosos cocktails da casa, ao som dos mariachis!

O menu faz-nos viajar até às várias regiões do país, e às tradições centenárias de uma gastronomia que é considerada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

É comida mexicana de conforto. Os pratos de todos os dias, cozinhados lentamente, e apreciados numa atmosfera colorida e alegre. Como não adorar?


Era dia de festejarmos o nosso aniversário de casamento, e nestes dias temos sempre aquela sensação de que, talvez por serem irrepetíveis, temos direito a tudo…


Acabámos assim por tirar o máximo partido, e quisemos provar (quase) todos os cocktails de assinatura do Sicario, que o simpático staff foi trazendo… um após o outro:

. Guerita
Tequila Silver & Reposado, sumo de lima, manga e ananás, malagueta e clara de ovo.

. Mezcalita
Uma saborosa mistura de Mezcal fumado e Tequila com Cointreau, sumo de lima, raiz de gengibre e uma borda de sal preto dos Himalaias.

. Michelada
Beber cerveja como os mexicanos a bebem!
Sumo de tomate, sumo de lima, tabasco, molho de worcestershire e cerveja à escolha.

. Passion Fruit Margarita
Uma reviravolta a um clássico favorito, com Tequilla Reposado, sumo de lima, Triple-sec e maracujá.



¡Ándale!.. Que tinhamos muito que comer.


Los Antojitos Mexicanos
Aperitivos, tapas mexicanas… pequenos caprichos e uma variedade de snacks ligeiros que os mexicanos comem a todas as horas do dia.

Iniciámos a refeição com os tradicionais Pico de Gallo (molho de tomate mexicano), Frijoles Refritos (a típica pasta de feijão mexicana), Guacamole e os crocantes Totopos.

Em seguida experimentámos a Sopa de Chile Poblano, sopa cremosa de pimento poblano e queijo batido.E viajámos até as ruas da Cidade do México para provar um Clássico, o famoso Taco Al Pastor, feito com porco cozinhado lentamente no espeto, especiarias e ananás.

Sim, tudo isto e muito mais ….!

Como as Tostadas de Tinga, que são um dos pratos mais ricos do México, e consistem em carne de vaca desfiada envolvida num molho de chipotle sobre uma tortilla crocante e coberta com creme azedo, para partilhar com a família.

Dizem que tudo cabe numa tortilla e, nesta casa mexicana, o provérbio é levado à letra, com a comida da avó a ser apresentada como uma sugestão caseira para rechear os tacos. Mas vai muito além disso…

Marcada pelo cruzamento cultural, a gastronomia do México começou a ganhar forma com os povos astecas e maias, sendo que mais tarde a chegada dos espanhóis impulsionou ainda mais o seu desenvolvimento.

É hoje tão rica, e com tantas interpretações, que na maior parte dos casos não conhecemos o que se come verdadeiramente nas casas das suas famílias.


Comida mexicana autêntica, suculenta, com deliciosas salsas, mais ou menos picantes.


Como é o caso do Pollo Morita que experimentámos, um peito de frango com molho fumado de amendoim e salsa de chile morita, e os acompanhamentos, Arroz a la Mexicana (arroz de tomate), Calabaza a la Mexicana (receita de abóbora original da casa), as Papas Al Horno (batatas assadas) e claro, as tradicionais tortillas de milho mexicanas.

Sem esquecer o Helado de Palanqueta, com caramelo salgado e amendoim, ou a Jericalla de Coco, o crème brûlée mexicano.

Despedimo-nos com muita Tequilla

Hasta la vista!


Sicario / Taqueria Mexicana

Rua Roberto Ivens 340, 4450-218 Matosinhos, Portugal

www.sicario.pt

COORDENADAS GPS: N41° 11′ 2.665” W8° 41′ 34.934”

Nota: O menu de Tequilla do Sicário é único em toda a Europa e reúne uma das mais completas colecções de Tequilla e Mezcal. Todas as quintas-feiras há Happy Hour, das 19h30 às 21h “dois cocktails por um“.

Vamos carimbar o passaporte para o México!

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *