Notas Salgadas
Bebes.Comes 22/04/2016

Casal Sta. Maria / Malvasia

Branco Colares 2012
12% Vol.

Não é uma das praias mais incríveis, nem mais famosa das redes. Não tem esplanadas, nem “tascos” de peixes e mariscos… aliás, não tem quase nada para além da paisagem natural… mas o encanto não é menor.

Dona de uma beleza selvagem, e rodeada por dunas e campos agrícolas, falamos da Praia do Areão. Pode até ser o “passeio dos pobres”, mas não há nada mais charmoso que uma caminhada nesta praia enquanto o tempo bom não vem…


… e especialmente quando levamos na mão algo muito precioso, que até podia ter viajado por mar…


da ponta mais Oeste de Portugal Continental, onde nascem os vinhos de Colares. Falamos do Malvasia de Colares do Casal Sta. Maria, feito exclusivamente de vinhas velhas em chão de areia, com respeito às tradições antigas desta região demarcada, e onde “resistem vinhedos ligados a uma tradição secular de vinhas plantadas nas arribas junto ao mar, enraizadas em profundos solos de areia e protegidas do clima rigoroso por paliçadas de cana seca.”

As vinhas do Casal Sta. Maria situam-se na orla costeira da Serra de Sintra, sob influências marítimas e ventos atlânticos. Evidente que deste terroir só poderiam nascer vinhos com características muito especiais, aromáticos, minerais, elegantes, equilibrados e com… notas salgadas!

notas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-areia-passadico-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-casa-barco-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-dunas-areao-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-sunset-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-garrafa-passeio-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-areia-mao-garrafa-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-focus-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-joana-bebespontocomesnotas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-sunset-mar-bebespontocomes


E foi na areia mesmo, em queda livre até ao mar, que abrimos este Malvasia, para melhor perceber se ele nos trazia todos os atributos atlânticos que prometia.


Um vinho a todos os níveis marcante, com muito aroma, sabor e carácter, e um grande potencial de envelhecimento, como é aliás característico dos vinhos de Colares.

Não podemos engarrafar esta frescura natural da praia, mas de volta ao ninho levamos o cheiro a mar, a pele salgada, o cabelo embrulhado, e claro… o vinho.
garrafa-notas-salgadas-colares-vinho-casal-santa-maria-malvasia-2012-praia-areao-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo palha com reflexos esverdeados e dourados
Aroma: fruta branca, amêndoas e mel
Sabor: elegante, mas bastante rico, intenso e com boa acidez
Final de Prova: longo e intenso

Castas
Malvasia

Enólogo
Jorge Rosa Santos

www.casalstamaria.pt

Preço: 29,00€

Nota: A Praia do Areão fica localizada a sul da Praia da Vagueira, na Freguesia da Gafanha da Boa Hora, Concelho de Vagos, Distrito de Aveiro. O acesso é feito por uma rede de passadiços, que protege o sistema dunar.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *