Essência Mainova
Bebes.Comes 17/08/2023

Moinante / Branco Curtimenta

Branco Alentejo 2020
12,5% Vol.

Sempre dizem que o que levamos daqui é … isto.
Isto é amor, vivências, momentos. Segredos que contemplamos.

Na nossa busca contínua pelos cenários mais perfeitos do nosso país… deixamo-nos inspirar pelos que têm a capacidade de sonhar… como o José Luis que quis plantar Encruzado nas suas terras alentejanas, ou na Bárbara, a mais nova, e no André, que saíram de Lisboa para dar vida a este projecto.


Foi no passado Verão de 2022 que vivemos a Essência Mainova, e partilhámos histórias da Herdade e da Missão, ao longo de uma prova dos seus vinhos e azeites.


Propriedade familiar com 200 hectares (90 de olival e 20 de vinha), situada na zona do Alto Alentejo, uma marca criada pela mais nova de três irmãs que decidiu mudar de vida e dar continuidade ao projecto de família do seu pai.

Com este projecto, Bárbara Monteiro quis homenagear a natureza e o ecossistema único do Alto Alentejo, a marca tem na responsabilidade ambiental uma das suas características definidoras, procurando permanentemente reduzir a pegada ambiental não só através de métodos de produção sustentáveis como também no embalamento.


A Mainova é uma marca autêntica, inovadora, sustentável, que brinda ao futuro sem nunca esquecer a herança, tradições e verdades do passado.


As castas plantadas foram escolhidas a dedo pelo patriarca da família com a ajuda do viticultor inglês David Booth e incluem apostas unânimes na zona mas também menos prováveis, como é o caso da Baga e do Encruzado.

Estas opções deram origem a vinhos que acabam por ser diferentes daqueles que normalmente associamos a esta região, com uma boa acidez, estrutura e equilíbrio. E acabam naturalmente por ter lugar à nossa mesa ao longo do ano, sobretudo o Rosé e o Verdelho.


Neste dia, enquanto contemplávamos a vinha e o olival, e desfrutávamos dos ritmos calmos e suaves da natureza… elegemos como companhia um vinho branco de curtimenta.


Os vinhos de curtimenta são apreciados sobretudo por um nicho de mercado, e estão normalmente longe de agradar a todos, mas o Moinante Branco Curtimenta 2020 é para nós um vinho de complexidade singular e muitos atributos.

Com frescura, estrutura e boa acidez, é gastronómico e perfeito para beber agora ou aguardar mais um tempo.

Em termos de vinificação, foi feita vindima manual e nocturna destas uvas (em regime de protecção integrada), fermentação espontânea, prensagem com massas após 3 dias de contacto pelicular e sem controlo de temperatura, estágio em cubas de inox.

Em prova, o nariz é vegetal q.b., com notas de laranja cristalizada e pêssego maduro, a boca é untuosa, rica, persistente, com frescura e boa acidez.

É um prazer conhecer e partilhar estes projectos que criam a sua própria linguagem, e um fantástico trabalho conjunto das equipas Mainova e Maçanita.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo palha brilhante
Aroma: vegetal, com notas de laranja cristalizada e pêssego maduro
Sabor: persistente, fresco e com boa acidez
Final de Prova: longo e fresco

Castas
Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Encruzado

Enologia
António Maçanita e Sandra Sárria

Produtor
Mainova

Preço: 18,50€


Mainova

Monte Herdade da Fonte Santa – EN 372-1, 7040-669 Vimieiro, Portugal

www.mainova.pt

COORDENADAS GPS: N 38° 48′ 22.122” W 7° 48′ 19.321”

Nota: Vinho com certificação ‘Vegan’. Garrafa #1836/2060.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *