Vinha com Alma
Bebes.Comes 13/07/2022

“Mantém os teus paraísos secretos e trata-os como se tivesses cometido um crime, não deixes vestígios.”


Este pensamento foi “roubado“, algures, a propósito da nossa estadia no Vinha Boutique Hotel. Após demasiado tempo em casa, e tantas incertezas que ainda hoje permanecem, fomos mimar-nos.

Ao final do dia, num cenário perfeito… Só porque sim, a desfrutar um pouco mais do que nós chamamos de beleza e alguns categorizam como luxo.

O Vinha Boutique é um pequeno hotel de charme, onde todos os detalhes são cuidadosamente preparados.

Instalado num antigo palacete, na margem esquerda do Rio Douro, apenas a 10 minutos do centro histórico do Porto, o Vinha Boutique Hotel, com uma área de 3,5 hectares, rodeado por jardins e lagos, nasce da reabilitação de uma antiga casa senhorial à qual se junta um novo edifício moderno que reinterpreta os elegantes socalcos das encostas do Douro vinhateiro.

Um lugar onde respiramos ar puro junto às margens do rio Douro, usufruímos de uma paisagem deslumbrante e podemos fazer uma caminhada pela marginal ribeirinha até à ponte Luiz I.

Não fizemos a caminhada, mas passámos uma tarde revigorante nesta atmosfera única de bem-estar.


Do jardim às salas, tudo respira requinte e tranquilidade.



Após algum tempo a usufruir dos espaços interiores, marcadamente contemporâneos, mas sobretudo elegantes e confortáveis, arranjámo-nos para o jantar. Um dos principais motivos para esta nossa estadia era conhecer o Vinha Restaurante.

Henrique Sá Pessoa, Chef do Alma e duas estrelas Michelin em Lisboa, criou o novo conceito gastronómico do Vinha Boutique Hotel.

Um win win de parceria, não só para o Hotel, mas para o Norte em geral. O que se pretende é tornar o Vinha Restaurante numa referência nacional, com um serviço elegante e personalizado, que oferece como principais ingredientes a gastronomia – inspirada na cozinha tradicional portuguesa, salpicada pelas influências das viagens do Chef – e a localização privilegiada, num ambiente elegante e clássico.

Uma curadoria de estilo e história na cozinha de um hotel único.

Aqui fica uma ideia do Menu de Degustação, uma selecção do Chef Henrique Sá Pessoa em cinco momentos, com uma equilibrada, e em alguns momentos desafiante, harmonização de vinhos pelo escanção Filipe Rocha.


. Gaspacho
Gaspacho de tomate, com tártaro marinado de corvina e rebentos de coentros.

. Salada de Figo e Queijo
Figo em calda com vinagre Moura Alves, selecção de folhas frescas, espuma de queijo de cabra, nozes caramelizadas e maçã Granny Smith. Servido o Malvarinto de Janas 2018 da Quinta de San Michel.

. Azevia
Azevia acompanhada com puré de ervilhas, molho holandês e chouriço de porco preto.

. Lombo de Robalo
Arroz de carabineiro, emulsão de crustáceos e azeite de malagueta.

. Cabrito Assado
Confitado, batata fondant, grelos e jus de tomilho. Servido o Torre de Palma tinto 2019.

. Pudim Abade de Priscos
Confecionado só com gorduras vegetais, acompanhado com um crumble de bolacha e amêndoa e sorbet de tangerina. Servido o Opção C – Colheita Tardia da AB Valley Wines.



Do nosso primeiro encontro com o Chef Henrique Sá Pessoa, fica a memória dos seus pratos de conforto e muito sabor.

E enquanto não voltamos a este novo destino de luxo a norte (quem sabe até só ao Spa ou ao Brunch de fim-de- semana), vamos fazendo planos para o futuro e acompanhando o Chef na tv.


Vinha Boutique Hotel

Rua Quinta Fonte da Vinha 383, 4430-487 Vila Nova de Gaia, Portugal

www.vinhaboutiquehotel.com

COORDENADAS GPS: N41° 7′ 59.265” W8° 34′ 33.266”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *