Aveleda
Vinho Verde 2011
10% Vol.
Foram as primeiras sardinhas do ano… e um repasto como deve ser… em Matosinhos! Há algo brutal naquela mística dos grelhados de rua…Mas a mística não é tudo e o preferivel é mesmo não ficar a cheirar a fumo. E se na zona não faltam restaurantes, todos cheios de tradição e muito conceituados, nós preferimos o Pitada de Mar…
…depois de uma tarde bem passada, a propósito das Inaugurações Simultâneas em Miguel Bombarda, onde entre laranjada e limonada deambulámos pelo Mercado Rural O Berdinho para refrescar no dia quente que se pôs…
…já salivávamos pelas sardinhas, a broa e os pimentos! E a combinar com a ementa o convívio foi familiar, muita bagunça e duas garrafas de vinho verde, também fresco e cheio de vida…escolha nossa, que agradou a todos! Num espaço integrado no pitoresco da zona, mas que para nós se demarca dos demais. Tem um “fogareiro” à entrada, como todos os outros, o peixe em exposição também…mas quando passamos a porta de vidro a decoração e o sossego transportam-nos para qualquer outro lugar do Mundo… mas com simpatia e receber em versão portuguesa!
…e foi assim que inaugurámos o mês Santos Populares!
“Há festa em Portugal
São os Santos Populares
Da sardinha ao manjerico
Os cheiros andam pelos ares
De manjerico na mão
Uma quadra a namorar
E com arquinho e balão
Vamos todos a bailar”
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: citrina
Paladar: suave e delicado, com notas de fruta fresca
Sabor: fresco e vibrante, com ligeiro gás, equilibrado entre doçura e secura
Castas
Loureiro, Trajadura e Arinto