Atomic Bomb
Bebes.Comes 27/06/2013

Bafarela

Rosé Douro 2012
13,5% Vol.

Durante a semana tivemos a ousadia de ligar e pedir para nos receberem a um domingo de final de taça de Portugal na Casa Agrícola Brites Aguiar. Andávamos curiosos para conhecer o berço e a família do famoso Bafarela 17, vinho tinto com um teor alcoólico de 17%. e que tem despertado grandes paixões…


O que dizer do encanto de voltar às raízes por terras de S. João da Pesqueira…as pessoas…as comidas…o azeite…o vinho.


trevoes-vinhas-brites-aguiar-bebespontocomesvinhas-brites-aguiar-bebespontocomes

Em passeio pelo vale do rio Torto, e com a mais-valia da nossa companhia, também entusiasmada pela visita, parámos primeiro para um almoço em Trevões…em O Casarão… onde fizemos certamente um novo amigo e nos deliciámos com uma carne acompanhada de umas gulosas ervilhas de quebrar…pedimos mais e prometemos voltar! Não fomos lá parar por acaso…quis o destino que nos encontrássemos na Régua com duas pessoas ligadas ao projecto Family Estates, o João Carvalho e o enólogo António Rosas…e realmente somos uns ‘leiteiros’!

Chegada a hora, fomos recebidos na Adega pelo TOMI…um bocado muito bem passado, porque o nosso anfitrião é de facto uma pessoa muito especial, de quem gostámos muito. A acompanhar as provas muita conversa boa, da produção às dificuldades, outras curiosidades e o “segredo” do Bafarela 17… que mais não é que a expressão de um “terroir” no seu pleno, numa zona muito abrigada e de grande exposição solar, a parcela Bafarela, no vale do rio Torto em que se produzem uvas com uma elevada concentração de açúcar. E porque os apreciadores deste vinho são os maiores promotores da Casa Brites Aguiar, descobrimos que não somos os únicos curiosos, e que existe uma certa “peregrinação” à zona entre os seus amantes…

cubas-brites-aguiar-bebespontocomesrelento-brites-aguiar-bebespontocomespipas-rosa-brites-aguiar-bebespontocomes

Ponto alto das provas… num percurso pelas duas gamas da casa, Bafarela e Brites Aguiar…a oportunidade de experimentar outro dos segredos da casa…um vinho com 18% comercializado em restrito para uma marisqueira da zona de Lisboa… O Relento…ups, agora deixou de ser segredo!

Despedimo-nos com um até breve porque a malta que gosta de vinho sempre se encontra…e com a promessa de voltarmos para ajudar nas vindimas…sim, porque isto não pode ser só beber e escrever! Depois de nos abastecermos nas Garrafeiras aqui da nossa zona, de vez em quando abrimos um vinho em nossa casa para apreciarmos mais relaxadamente…mas o que vos podemos dizer é que andamos perdidos e gulosos pelo Azeite Brites Aguiar!! A degustar simples com pãozinho alentejano…é uma perdição!

degustacao-brites-aguiar-bafarela-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: vermelha rosada
Paladar: vegetais e frutados
Sabor: fruta vermelha bem presente e ligeira acidez
Final de Prova: grande frescura, com volume e boa estrutura

Castas
Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Amarela e Tinta Roriz

Preço: 3,50€

Preço do Azeite Brites Aguiar: 9,80€


Brites Aguiar

Várzea de Trevões Nº110, 5130-520 S. João da Pesqueira, Portugal

www.britesaguiar.com

COORDENADAS GPS: N41° 4′ 57.994” W7° 26′ 5.297”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *