Anticrise
Bebes.Comes 19/06/2014

Cazas Novas / Escolha

Branco Verde 2013
12% Vol.

O Vinho Verde está na moda. Abençoado. Modas boas. Coisas simples minha gente, coisas simples. Simples e boas! E directas também, como pedia um amigo há pouco tempo. Para quem vive o Verão intensamente, com muito calor, marisco e peixe. Ora, mas nem todos nos podemos dar ao luxo de pagar grandes mariscadas junto ao mar.

Portanto, sem lamentações, gostávamos de vos imbuir do nosso espírito de verão anticrise, que obriga a … fazer em casa! … (se nós fazemos e fica bom, qualquer pessoa consegue fazer!)… Por sorte, a nossa casita, como diz uma amiga, “tem tanta claridade que se pode andar de óculos de sol“! Uma sapateira comprada já cozida, no Hiper, fica entre 3 a 4 euros para 2 pessoas. Basta pesquisar na internet e fazer o recheio. Com tostas ou pão, nada que nos deixe falidos.

Para as amêijoas, nós recomendamos as do nosso mercado, mas a verdade é que as vietnamitas também fazem o serviço para quem não pode mesmo abrir os cordões à bolsa (1kg não chega a 3,50 euros)…


A nossa receita de Amêijoas à Bolhão Pato, é ela própria simples e directa!


vinho-verde-cazas-novas-toyno-tony-bandeira-bebespontocomes


Ingredientes (2 pax):

. 2 Kg de amêijoas
. 2 dl de azeite
. 6 dentes de alho
. 1 molho de coentros
. 1 limão grande


Preparação (15′):

No caso de amêijoas sem serem congeladas, deixá-las de molho em água com sal durante duas, três horas ou mais para lhes retirar todas as areias. Escorrer e passar por várias águas para lavar, antes de as cozinhar.  Pôr um tacho ao lume com o azeite e os alhos (ligeiramente esmagados) e deixar salteá-los bem, sem queimarem. Juntar então as amêijoas e tapar, com o cuidado de ir agitando o tacho de vez em quando para que todas as amêijoas passem por baixo. Para quem gosta, colocar um raminho de coentros a meio para ganharem um pouco de sabor. Quando estiverem todas abertas retirar imediatamente do lume para não ficarem “rijas”, e temperar com sumo de limão a gosto.  Servir polvilhando com um pouco de coentros frescos picados na hora.

Quase sem temperos esta receita é tão simples quanto eficaz, as amêijoas ficam com um molho suculento e natural. Igual analogia acabamos por fazer ao vinho, simples e eficaz…


um vinho refrescante, sem se confundir com refresco, muito intenso e muito vivo…


a combinar com a luz da nossa casa, como se de uma esplanada se tratasse e a ouvir os “hits” do momento… “Love never felt so good” by Michael Jackson and Justin Timberlake.

cazas-novas-vinho-verde-2013-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: límpida e brilhante
Aroma: florais, cítricos e tropicais
Sabor: com um pouco de estrutura, muita frescura com boa acidez
Final de Prova: a perdurar a frescura

Castas
Avesso e Loureiro

Enólogos
Anselmo Mendes e Diogo Lopes

www.cazas-novas.com

Preço: 4,90€

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *