Doces Domingos
Bebes.Comes 29/01/2015

Pôpa Doce

Tinto Doce Douro 2012
11% Vol.

“Eu tinha um lado doce, mas comi-o!”


ilustracao-nham-nham-rafaela-rodrigues-october-bebespontocomes

A sensação de perder a doçura pelas circunstâncias da vida… acontece, acontece a muitos ou a quase todos, mas não deveria. Assusta quando tomamos essa consciência, quando damos por nós um pouco mais azedos. Sim, é verdade que cabe a nós evitar que aconteça, cabe-nos reverter a situação, mas não, não é fácil…E se no vinho valorizamos a autenticidade, alguma rusticidade até, na vida precisamos de doçura.


Foi o que fizemos um destes domingos, mimámo-nos e empanturrámo-nos de doçura até mais não… porque a segunda-feira é azeda!


Muito hesitantes quanto ao acompanhamento do Quinta do Pôpa Doce, esta receita da Filipa Gomes para o programa Prato do Dia do 24 Kitchen veio a calhar, e pareceu-nos que “casariam” muito bem. Umas Trufas de Tâmaras e Cacau com este vinho tinto doce… doçura q.b. para uma receita um pouco “outsider“, saudável, fácil e deliciosa.

Isto porque estas trufas não são assim tão doces… só este vinho tinto é que é assumidamente doce!

receita-trufas-tamaras-cacau-chocolate-filipa-gomes-prato-dia-24kitchen-vinho-popa-doce-tinto-bebespontocomesvinho-popa-doce-receita-trufas-tamaras-cacau-chocolate-ilustracao-rafaela-rodrigues-nhamnham-douro-bebespontocomesilustracao-rafaela-rodrigues-chocolate-nhamnham-october-vinho-tinto-popa-doce-douro-receita-tamaras-trufas-filipa-gomes-bebespontocomes


Ingredientes (2 pax):

. 1 chávena de amêndoas torradas
. 1 chávena de côco ralado
. 2 colheres de sopa de cacau
. 1 pitada de canela
. 1 pitada de sal
. 16 tâmaras (medjol preferencialmente)
. 1 colher de chá de extrato de baunilha
. 1 colher de sopa de óleo de côco
. 1 tacinha com água


Preparação (30′):

1. Para estas trufas alternativas começar por juntar 1/3 de chávena de amêndoas torradas no processador. Acrescentar 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1/3 de chávena de côco ralado, 1 colher de café de canela e processar tudo até virar uma farinha.

2. A seguir juntar 16 tâmaras descaroçadas, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de óleo de côco e voltar a processar, adicionar 1 colher de sopa de água se estiver muito seco e voltar a triturar até formar uma massa consistente.

3. Com as mãos molhadas tirar uma colherada e moldar as trufas em forma de bola.

4. A seguir passar por cacau em pó ou amêndoas torradas para finalizar. Nós passámos por cacau!

Dedicada a gulosos conscientes e bem dispostos, uma combinação despreocupada para este 1º vinho tinto doce produzido no Douro, feito a partir de uvas tintas colhidas pós-vindima e provenientes de vinhas velhas, uma mistura de mais de 20 castas, onde se destacam a Touriga Franca, a Tinta Barroca, a Tinta Amarela, a Tinta Roriz e o Sousão (mas que não chegam a ser atingidas pela botrytis cinérea – processo que ocorre nas uvas que dão origem aos vinhos de colheita tardia) . O processo de vinificação é em muito semelhante ao do vinho do Porto, mas com a paragem de fermentação feita a frio e não através da adição de aguardente.


Chamamos-lhe um “vinho de domingo”, meio a sério meio a brincar, porque pelas suas características e baixo teor alcoólico é uma boa sugestão para beber sozinho, para acompanhar uma sobremesa ou um momento mais romântico.


Neste caso foi a companhia de dois “velhos” namorados, numa tarde de domingo passada a experimentar receitas e em arrumações… a arranjar espaço para a Ilustração October by Rafaela Rodrigues para a Nham Nham… e não é que é da cor do chocolate também?!

Uma “chocodoce” interpretação dos brigadeiros, país de nascimento da artista, que faz parte de uma edição limitada de 30 e é impressa em papel reciclado português Renovaprint.

vinho-tinto-doce-douro-popa-receita-trufas-tamaras-cacau-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: vermelho púrpura
Aroma: fruta vermelha muito jovem
Sabor: entrada suave e envolvente, enche a boca com um tanino fino e discreto
Final de Prova: boa acidez, que lhe confere frescura e contrabalança bem com a sua doçura natural

www.quintadopopa.com

Preço: 15,00€

SERVIR A 8º

Nota: Garrafa #2501/5000. Ilustração #3/30. 1ª imagem by nham nham.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *