Dona Berta / Sousão Reserva Especial
Tinto Douro 2011
14,5% Vol.
Se hoje o conceito de Luxo mudou… e significa cada vez mais ter um estilo de vida simples, saudável, perto da natureza, humanizado… Estabelecer uma relação afectiva com o que se consome e criar memórias é cada vez mais importante.
E é neste seguimento que “entram” as visitas às Quintas produtoras de vinho que vamos fazendo. Mas luxo pode ser tão somente ter quem nos abra as portas no Douro Superior. Uma Região que apresenta ainda muitas dificuldades e obstáculos no que diz respeito à marcação de visitas, e que estará ainda pouco direccionada para o enoturismo.
Luxo foi receberem-nos na Quinta do Carrenho, onde conseguimos marcar uma visita, a um domingo. Visita que passou a prova, porque os nossos anfitriões cedo perceberam que tinhamos MESMO interesse.
Foram umas horas de terroir, já lá vai um ano e já se perderam os apontamentos. Mas agora que está para breve a 4ª edição do “Festival do Vinho do Douro Superior” – 22, 23 e 24 de Maio – não queríamos deixar de relembrar aqui estes momentos.
No coração do Vale do Côa, entre vinhas xistosas e muita tradição, podemos dizer que provámos toda a gama dos vinhos Dona Berta, dos quais somos grandes entusiastas. Para a nossa mesa, trouxemos um dos vinhos mais famosos da casa para os enófilos, o monovarietal Sousão. Uma casta que é conhecida também por vinhão, na zona do Minho, onde dá origem a grandes verdes tintos. Terá sido levada para o Douro, onde os seus vinhos têm um estilo diferente, mas sempre com uma denominação comum – a sua cor – ou não fosse esta uma verdadeira casta tintureira. Cultivada em altitude, como acontece nesta região de Freixo de Numão, sai enaltecido o seu carácter, pelo que não surpreendeu a grande frescura de boca e concentração de taninos deste vinho, para além da previsível opacidade.
A sua acidez proporciona-lhe um carácter muito gastronómico, e no nosso caso acompanhámos com um queijo e um arroz de pato dos gulosos…
mas para os que, como nós, não aguentam guardar as melhores garrafas na garrafeira, aconselhamos a companhia de uma boa chanfana, que é inclusive um dos pratos que mais apreciamos.
Ah, e não esquecer de decantar e convidar!
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: retinta/opaca
Aroma: de início discreto, com ligeiras notas de frutos negros e notas vegetais
Sabor: elevada acidez, enorme concentração de taninos macios e alguma mineralidade
Final de Prova: longo
Castas
Sousão
Produtor
Hernâni Verdelho
Preço: 19,80€
[…] visita à Quinta do Carrenho para conhecer melhor os vinhos Dona Berta, e que falaremos mais à frente com mais […]