Terroir Melgaço
Bebes.Comes 08/06/2016

Reguengo de Melgaço

Branco Verde 2015
13% Vol.

O vinho é sem dúvida uma linguagem… a expressão de uma cultura terroir através de um líquido.


Fomos até ao Reguengo de Melgaço à procura de um Alvarinho premiado, mas encontrámos a maior virtude nas gentes de Melgaço e no bem receber desta comunidade. Porque provar vinho é bom, mas partilhá-lo com amigos é ainda melhor!

A História desta Quinta do Reguengo que visitámos, situada na freguesia de Paderne, concelho de Melgaço, vem de longe, há muitos séculos que ali se produzem os mais variados produtos agrícolas, entre os quais o vinho. Tendo sido propriedade de vários senhores feudais, era ali que os habitantes de Melgaço pagavam a dízima de tudo o que produziam. Daí a dimensão dos lagares e dos canastros existentes na Quinta, bem acima do necessário para guardar e transformar o que a Quinta produzia.

A Quinta, com os seus 9 ha de vinha, debruça-se sobre o Rio Minho, com a margem da vizinha Galiza a pouca distância. Na direcção oposta ficam as Termas de Melgaço. Partilhámos com o Alvarinho a calma e beleza da paisagem e da vinha sobranceira ao Rio Minho, paredes meias com a vizinha Espanha.


Provámos os vinhos e pernoitámos no bonito Solar seiscentista do Reguengo de Melgaço.


retangular-fachada-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-casa-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-casa-joana-paula-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-joana-paula-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-wine-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesretangular-casa-joana-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomes

O Alvarinho Reguengo de Melgaço 2015, foi distinguido, na Cerimónia de entrega dos prémios do Concurso “Melhores Verdes 2016”, organizado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes(CVRVV) como um dos Melhores Verdes do Ano 2016 – na categoria Alvarinho – de entre as mais de 200 referências inscritas, tendo arrecadado os 2 prémios mais prestigiados deste Concurso:

. “Verde Ouro 2016” – selecção de júri nacional.
. “Best Of 2016” – selecção de júri internacional composto por críticos e jornalistas provenientes da Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Japão, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça.

A Quinta Reguengo de Melgaço, produz duas referências, o Alvarinho e o Espumante Alvarinho Reserva Bruto, com uvas da casta alvarinho provenientes exclusivamente da Quinta, vinhos de encosta numa zona privilegiada. Ao brasão da família e do Solar vão buscar a imagem apresentada.


Este Alvarinho, da premiada colheita de 2015, com a sua natural jovialidade, apresenta todo o esplendor da fruta, é aromático, macio, fresco na boca e com uma acidez q.b..


Harmonizou na perfeição com um delicioso queijo fresco de cabra da marca Prados de Melgaço e os petiscos da Adega do Sabino.

É um vinho multifacetado, que vai combinar com quase tudo… desde que na companhia de amigos honestos! E nós estivemos… com o Vitor, a Paula, o Augusto e a Odete… e assim sabe ainda melhor!

quadrada-caixa-adega-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesretangular-cuba-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-adega-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-garrafas-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-adega-wine-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesretangular-adega-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesquadrada-friends-reguengo-melgaco-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomesreguengo-melgaco-garrafa-vinho-verde-hotel-alvarinho-adega-terroir-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: dourado muito cristalino e claro
Aroma: fruta tropical e ligeira maçã verde
Sabor: fresco com acidez q.b.
Final de Prova: persistente

Castas
Alvarinho

Preço: 10,00€


Hotel Quinta do Reguengo

Paderne, 4960-267 Melgaço, Portugal

www.reguengodemelgaco.pt

COORDENADAS GPS: N 42° 6′ 17.587” W 8° 17′ 18.804”

Nota: A Quinta do Reguengo foi recuperada e adaptada ao Turismo Rural, com respeito às características do passado. São várias as actividades para quem visita a Quinta: passear pelas vinhas e apreciar a exuberante paisagem, ficar pela piscina, campo de ténis, visitar a Capela e a Adega Típica. A cerca de 1km há vários circuitos pedestres, o Observatório Avifauna Monte Prado, as Termas, e é ainda possível fazer actividades radicais e pesca desportiva.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *