Fazer dos Vinhos Coração
Bebes.Comes 23/11/2016

Sobre fazer dos vinhos coração…


As boas viagens têm algo em comum. Chegamos, desfazemos as malas e revemos as fotos. Felizes de estar em casa, mas com o coração cheio de boas memórias e já com muitas saudades…

É neste ponto de partida que revivemos o nosso passeio por Monção.

A calorosa hospitalidade é, sem dúvida, uma arte das famílias portuguesas. E a Família Santiago faz definitivamente jus a esta “fama“.

Parece já um cliché falar de projectos de família no mundo dos vinhos, mas elas existem, e se assentam todas no seu legado cada uma tem a sua identidade muito própria. Foi num percurso por esta identidade que nos guiou Joana Santiago, a cara e o nervo desta família que faz dos vinhos coração.

Os vinhos já conhecíamos, mas não o coração desta quinta centenária, construída em 1899, e que se mantém até hoje na posse dos seus descendentes. Situada em Monção, na Sub-Região de Monção e Melgaço, a Quinta tem 9 hectares dos quais seis plantados com vinha com idade entre 3 a 9 anos.

Durante cerca de 100 anos a Quinta de Santiago teve como principal actividade a produção de vinhos, azeite, tremoço, cereais e fruta, para auto consumo.

Em 2009, a familia decidiu dedicar-se à actividade de produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria. Foi nesse mesmo ano, que iniciou uma profunda reestruturação das vinhas, tendo como objectivos primordiais a produção da monocasta Alvarinho.

quadrada21-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular9-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada10-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular13-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada8-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular6-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada6-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular4-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada4-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomes


Com uma tradição ligada à cultura do vinho Alvarinho, neste projecto protege-se o património das gerações passadas com a paixão e o profissionalismo da geração mais jovem.


A terceira geração da família aposta na exclusividade e modernidade, na importância do terroir e numa viticultura sustentável. Os Alvarinhos da Quinta de Santiago pretendem ser tradicionais, num retrato fiel da casta e do terroir. E são-no na verdade, mas com uma luminosidade, um brilho e um retro design de família contemporânea, que a par das características dos vinhos faz com que este clã Santiago seja em Portugal uma das famílias do vinho que mais próxima está dos seus parceiros e consumidores.

Na Quinta estão sempre preparados para receber os amigos, que são no fundo todos os que queiram conhecer a sua história e provar os seus vinhos.

É possível marcar uma visita para conhecer a casa senhorial em pedra, o espigueiro, a Capela de S. João Batista e a nova Adega construída em 2014. Podemos escolher a prova na moderna adega ou reservar a antiga adega, situada por baixo da casa, para almoços gastronómicos e degustações.

Em dia santo e de família reunida, fomos recebidos à mesa e provámos as novidades, enquanto a conversa girou à volta do tudo e do tanto que nos é comum. Mas o resto da visita trazia-nos ainda mais uma surpresa… a prova na adega, com o enólogo da casa. José Domingues é um apaixonado pelo vinho verde e orientou os nossos sentidos num circuito pelos alvarinhos da Quinta de Santiago.

Aventurem-se por terras minhotas, e façam também do vinho coração!

quadrada13-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular11-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada25-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular15-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada34-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular25-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada32-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular26-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada1-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesretangular3-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomesquadrada2-fazer-dos-vinhos-coracao-bebespontocomes


Quinta de Santiago

Rua D. Fernando nº128, 4950-542 Mazedo, Portugal

www.quintadesantiago.pt

COORDENADAS GPS: N 42° 4′ 4.444” W 8° 29′ 48.911”

1 Comentários

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *