Avis Rara
Branco Doce Setúbal 2016
10,5% Vol.
Proteger a natureza é algo para o qual devemos estar sensibilizados durante todo o ano, e por isso hoje vos trazemos este pedacinho do nosso legado natural.
O Percurso de Salreu – Bioria – percorre parte da zona natural da ria de Aveiro sensivelmente em 8km, atravessando áreas de enorme beleza paisagística, como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais.
Um encontro com a natureza que agrada a todos … desde “nerds da biodiversidade“, a atletas e famílias.
O percurso faz-se ao ritmo de cada um, a pé ou de bicicleta, para passear, aprender e observar as diferentes espécies de animais e plantas, fazer exercício, piqueniques, ou simplesmente desfrutar da maravilhosa paisagem. Sempre com o máximo respeito!
Divulgar o património natural é fomentar a sua conservação.
Trazer as pessoas a (re)descobrir o espaço natural e a respeitá-lo é um dos objectivos da ObservaRia. E é também através da Arte Urbana que o pretende fazer, valorizando o património edificado existente no Baixo Vouga Lagunar. Ambiente e Arte de mãos dadas. Surge assim o convite pela Câmara Municipal de Estarreja a André da Loba, um dos melhores ilustradores do mundo, natural de Aveiro, para assinar a obra que nasce no coração da BioRia.
Foi este património natural único e a sua paleta de cores que o inspirou a criar a pintura mural, e para nós, que somos fãs confessos do ilustrador, é mais um excelente motivo para visitar o percurso de Salreu!
É também na natureza e na diversidade que se inspira a mais recente novidade da José Maria da Fonseca.
Do latim Avis Rara [aviʃ’ rarɐ] – pessoa ou coisa rara e única, incomum, excepcional – é um vinho que reflecte a sua essência no próprio nome, por ser um branco doce e invulgar.
A ave (Avis) escolhida no rótulo para representar a raridade, é o Abelharuco, um pássaro que se encontra na Serra da Arrábida.
Elegante e suave, este Avis Rara da Península de Setúbal é um vinho leve e adocicado.
A beber a solo e sem compromissos, como fizemos neste dia, ou a acompanhar um lanchinho de tostas com doce e biscoitos.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: amarelo citrino
Aroma: floral, rosa, flor de laranjeira, alperce maduro
Sabor: leve e adocicado
Final de Prova: médio
Castas
50% Moscatel de Setúbal e 50% de Fernão Pires
Produtor
José Maria da Fonseca
Preço: 4,99€
BioRia
Rua do Cadaval 53, 3865-218 Salreu, Portugal
COORDENADAS GPS: N 40° 43′ 57.112” W 8° 34′ 4.366”
Notas sobre o percurso de Salreu:
Distância a percorrer: Cerca de 7,7 Km.
Duração do percurso: Aproximadamente duas horas e meia.
Âmbito do percurso: Ambiental, paisagístico, cultural e desportivo.
Grau de dificuldade: Fácil (inexistência de desníveis).
Época aconselhada: Todo o ano.
Outras ofertas: Organização de tours a pé ou em veículo eléctrico, aluguer de kayaks, aluguer de bicicletas, parque de merendas.
Uma das particularidades deste percurso é que fica muito perto do apeadeiro da CP, pelo que é possível apanhar o comboio, deixar o carro em casa, e assim poluir menos!