Menu Terapêutico
Bebes.Comes 18/03/2018

O que nós descobrimos… Tantos sítios. Tanto para contar.


Acompanhem-nos numa visita guiada pelo riquíssimo espólio farmacêutico de Coimbra, onde também é possível… comer!

Em 2008, Amadeu Carvalho adquiriu dois prédios degradados na Baixa de Coimbra. Começou as obras por aquele onde funcionou e funciona ainda hoje a Farmácia Vilaça, na Rua Ferreira Borges, e recentemente pôs “mãos à obra” para recuperar o outro edifício, que funcionou durante muitos anos como armazém de farmácia e de distribuição de medicamentos.

Desafiado pela jovem equipa que hoje lidera a cozinha, fez nascer em plena baixa de Coimbra o “Armazém Vilaça”.

Em toda a obra foram aproveitados os materiais originais, dotando o espaço de uma identidade única e elevando-o a uma espécie de museu onde podemos encontrar todo o tipo de objectos antigos que fazem parte da história farmacêutica.

A decoração fez-se com tudo o que foi possível recuperar…

…as escadas de madeira, agora suspensas no tecto, que eram outrora uma ferramenta de trabalho imprescindível no armazém, os tampos das cadeiras em couro com as iniciais FV (Farmácia Vilaça), tal como muitos outros móveis e peças originais.

O Armazém Vilaça abre portas às 14h para refeições mais ligeiras, e a partir das 18.30h para o serviço de jantar.


Somos dos primeiros a chegar, e depois de nós só turistas…

(seremos dos poucos portugueses, não turistas, que ao Sábado gosta de almoçar mais tarde?)

Enquanto se prepara o serviço para a noite, é o simpático proprietário Amadeu Carvalho que faz as honras da visita guiada a quem estiver interessado, pelas diversas salas do antigo armazém de farmácia.

Uma narrativa entusiástica de um edifício que esteve fechado durante 40 anos e está cheio de histórias para contar. E a perfeita ligação do turismo ao território e património cultural de Coimbra.

Nesta casa, o conceito de farmácia estende-se também ao…


Menu Terapêutico:

Para Desinfectar / Para Curar / Para Cicatrizar

Delicada e actual cozinha de autor do jovem Chef com experiência internacional Ricardo Moita, que pretende oferecer uma gastronomia diferenciada, mantendo a essência do receituário tradicional português.

A esta hora só estavam disponíveis os ensaios gastrodinâmicos – pirola de oliva, pão e azeite – e as entradas para desinfectar. Escolhemos os Trociscos de Alheira com Agrião e o mui delicioso Electuário de Perdiz.

Um original almoço de sábado, que veio mais que a calhar para quem gosta de conhecer espaços novos e que sejam capazes de nos surpreender!


Armazém Vilaça

Adro de Cima 8, 3000-421 Coimbra, Portugal

www.facebook.com/armazem.vilaca.96

COORDENADAS GPS: N 40° 12′ 28.953” W 8° 25′ 46.333”

Nota: Divirtam-se a procurar o resultado de Safety Matches… uma curiosidade farmacêutica!

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *