Há uns tempos líamos sobre um desafio muito interessante. Em Janeiro começar com um frasco vazio, e a cada semana escrever uma coisa boa que aconteceu.
No final do ano abrir o pote e relembrar o ano incrível que tivemos.
Fica a ideia!
Hoje voltamos à memória de um momento feliz.
E se há momentos felizes, são aqueles em que comemos bem!!
Estremoz. Terra de referência no vinho e gastronomia alentejanas, é paragem obrigatória na nossa “romaria” anual.
O Santuário tem um nome: Gadanha.
A Mercearia mais famosa do país, casa de vinhos e de boa comida alentejana, onde se vendem todo o tipo de produtos regionais, desde o pão, aos queijos, chás, chutneys, chocolates, compotas, azeites, presuntos e enchidos.
O paraíso dos gourmands, muitos deles que, à nossa semelhança, se metem no carro e fazem uma série de quilómetros para chegar até aqui.
A decoração faz lembrar as tascas de outros tempos, com um toque de bom gosto e comodidade. Mas o que salta à vista no ambiente é a alegria e o toque pessoal que o espaço tem vindo a ganhar com o passar dos anos.
A base da cozinha é tradicional.
Um “olhar de fora” para o receituário alentejano e os pratos que nos confortam.
Na Gadanha privilegia-se o que é local, com carinho, atenção, consistência e detalhe em tudo o que chega à mesa.
Para investir numa refeição maravilhosa ou simplesmente para picar.
Comida Feliz, pelas mãos de Michele Marques.
E à boa mesa portuguesa não falta pão, azeitonas e manteiga. Aqui o pão alentejano apresenta-se aperaltado num saco de pano à antiga e acompanhado de uma gulosa manteiga de pimento assado.
A escolha não é fácil, pois gostaríamos de poder provar tudo… deixamo-vos com os pratos que fizeram as delícias da nossa mais recente visita.
Numa altura em que todos parecem comer light, é importante saber que existem propostas como esta, de gastronomia regional boa, equilibrada e contemporânea.
. A Fantástica Sopa Fria.
Inspirada nos gaspachos alentejano e andaluz. Creme frio de tomate e morango, salada de gambas e granizado de manjericão.
. Os Croquetes de Borrego com Maionese de Alho Assado.
Já não passamos sem eles de cada vez que visitamos a Gadanha, porque são muito mais do que uns simples croquetes!
. A Salada de Figos e Presunto de Porco Preto.
Um prato simples e perfeito que repetimos também sempre que possível, e do qual nos vamos lembrando saudosamente em casa ao longo do ano.
. O Polvo Assado.
Com batata nova, puré de feijão e chouriço, cebolada e azeite. Confecção e combinação de sabores divinal.
. O Pêssego e O Alperce / A Maçã e O Poejo.
Duas sobremesas de arrebatar no final! O que têm de beleza têm igualmente de sabor.
Acompanhámos, como não poderia deixar de ser, com uma selecção de vinhos de Estremoz.
Por incrível que pareça, ficam ainda por experimentar alguns pratos icónicos da casa, entre eles o Mil Folhas com Bacalhau e Presunto e as Bochechas de Porco Preto.
O tempo é sempre curto para tudo o que gostaríamos de fazer, bem como as palavras para descrever na plenitude estes momentos.
Mas tudo bem, assim temos ainda mais motivos para voltar… enfeitiçados por Estremoz e pelos petiscos da Mercearia Gadanha!
Cada vez que vamos ao Alentejo, o Gadanha é passagem obrigatória! Uma equipa fantástica que cozinha com paixão! Sabores do Alentejo! Tudo é bom, divinal e muito bem apresentado! Cada prato é uma maravilha a observar e degustar!
Obrigado pelo seu comentário Odete. O Gadanha é mesmo assim como diz… e nós já estamos cheios de vontade de voltar! 😉