Casa do Gadanha
Bebes.Comes 09/12/2024

É sempre tão difícil escrever sobre o que já foi tanto e tão bem descrito… Como escrever diferente sobre a mesma “coisa“?


Para podermos marcar a diferença, mas sobretudo por um maior interesse de quem nos lê.

Não há como tirar “coelhos da cartola“! O que podemos é tentar passar um pouco do que nós sentimos e experenciamos. É um sobre nós lá!

O tempo pára quando estamos na Casa do Gadanha… pode estar muito calor lá fora, mas nós chegamos, pousamos o chapéu de palhinha, e relaxamos.

O espaço é clean e intimista, com destaque para os tons claros dos mármores da região.


Lembra a férias de Verão. Ao caiado, e ao bem comer. Alongamo-nos mais ou menos, depende…


Pedimos habitualmente os croquetes e escolhemos um vinho, também por tendência branco, da região, e normalmente algo que ainda não tenhamos provado.

A carta de vinhos é boa, bastante acima da média e focada nas referências do Alentejo.

Namoramos um pouco… um namoro simples, de conversa e intimidade, algo que também felizmente não muda desde há muitos anos.


E tentamos imortalizar o momento… ou pelo menos convencemo-nos disso.



A Casa do Gadanha está localizada no centro histórico de Estremoz. À sua mesa é servida uma cozinha de partilha, com forno a lenha e ênfase nos produtos alentejanos.

Da sala podemos ver o processo de elaboração das iguarias. Todos os pães, pizzas e massas são artesanais.

Nesta última visita estávamos diferentes, num misto de felicidade, esperança e desassossego.

Fomos como sempre bem recebidos pelo Chef Ruben Trindade, pusemos a conversa em dia, mas por pouco tempo, pois ele tinha de dar início ao serviço.

Enquanto nós… começámos por partilhar o pão, a manteiga de porco, o tomate e os croquetes de vitela mertolenga com mostarda de cenoura. Em seguida uma deliciosa pizza para cada um.


O vinho branco que nos acompanhou à mesa é de um novo projecto de velhos amigos do vinho, e felizmente deixou-nos entusiasmados.


António Antunes e Marta Neto começaram a produzir vinhos no Alentejo há cerca de 19 anos, onde aceitaram o desafio da família do António para arrancar de raiz.

Com o tempo, decidiram que estava na altura de seguir o seu próprio Rumo num projecto a dois, e pôr em prática a sua visão e filosofia, mantendo António Maçanita como amigo, enólogo e consultor.

O Rumo Lumina – Reserva Branco Alentejo 2022 – é um blend de Arinto com um toque de Roupeiro, com leveduras indígenas e sem controlo de temperatura, e segundo eles o resultado de uma busca pela expressão pura do Alentejo.

Lumina tem origem no latim “iluminada“… e é o que se pretende deste branco com personalidade e luz própria.


Entre a subtil intensidade da boca e a leveza dos aromas despedimo-nos com um até breve… porque o “Homem faz Planos e Deus Ri“!



Casa do Gadanha

Rua Vasco da Gama 2, 7100-559 Estremoz, Portugal

www.casadogadanha.pt

COORDENADAS GPS: N38° 50′ 30.603” W7° 35′ 18.781”

Nota: Garrafa #1600/2000.

2 Comentários

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *