Miura
Bebes.Comes 27/12/2014

Quinta de Tourais / Miura

Tinto Douro 2012
14% Vol.

Pelas ruas do Porto um vinho que respira a Norte… no copo, a crescer e cheio de exuberância… depois da arte urbana paramos a degustar a arte vínica. Compramos uns biscoitos na mítica Padaria Ribeiro, e ficamos junto ao Café Piolho, um dos mais movimentados da Baixa do Porto, a assistir ao cruzamento dos históricos eléctricos 22 do Carmo e 18 da zona ribeirinha. Abrimos a garrafa, da Quinta de Tourais um Douro de uma vinha de 30 anos.


As pessoas olham para nós…o que nos leva a questionar:  O que aconteceu aos passeios em família, com o farnel e onde não podia faltar o garrafão? Não é tão português andar com o vinho atrás? Ou estaremos todos muito finos?


electricos-porto-batalha-igreja-carmo-vinho-miura-bebespontocomeselectrico-carmo-batalha-quinta-tourais-miura-bebespontocomesmariana-a-miseravel-santos-pastelaria-ribeiro-porto-vinho-miura-quinta-de-tourais-bebespontocomes


Memórias e tradições, em que certamente se inspirou a ilustradora Mariana a Miserável que nos acompanhou neste dia, para a imagem do rótulo deste vinho Miura


uma interpretação muito bem conseguida da familiar figura do garrafão. Mesmo não sendo uma pessoa ligada ao “mundo do vinho“, ou talvez por isso, a nosso ver fez um óptimo trabalho, e parece tão simples…

Olhando para o vinho não só como um produto de consumo, mas também de gosto e cultura, fará sentido que a imagem seja cuidada e que a “embalagem” possa ser um reflexo do conteúdo, em harmonia com todos os elementos que levaram até ao produto final.

As marcas têm tentado mudar a sua imagem, mas muitas vezes ou arriscam pouco ou arriscam em demasia, investindo em cores muito agressivas e imagens demasiado modernas. Os consumidores são ainda pouco exigentes, também nesta matéria, e dão pouca importância ao design dos rótulos que vão levando para a sua mesa. Em contraponto, não é segredo o valor que nós damos ao design dos produtos e à estética em geral…

Acompanhamos o trabalho da Mariana há algum tempo, pelo que a convidámos também recentemente a fazer a ilustração para o header do nosso blogue. Uma ilustração de inspiração um pouco ébria, que nem a propósito nos encheu… o copo!


Um vinho para os que têm curiosidade vínica, para os que gostam de ter uma boa imagem à mesa e para os que podem guardar umas garrafas e ir acompanhando a sua evolução.


vinho-douro-miura-quinta-de-tourais-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: rubi escuro
Aroma: exuberante e muito elegante, a frutos negros e cacau, bem casado com a baunilha das barricas
Sabor: vigoroso, com taninos suaves e maduros
Final de Prova: longo e duradouro

Castas
Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Sousão, Tinta Amarela e outras

Enólogo
Fernando Coelho

www.quintadetourais.com

Ilustração
Mariana, a Miserável

www.marianaamiseravel.com

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *