Mercedes (Family) Country House
Bebes.Comes 17/08/2018

Morgado do Quintão / Palhete

Rosé Algarve 2017
12% Vol.

O amor não é um lugar estranho.


Encontramo-lo num típico terraço algarvio… com vista para o verde da serra e o azul do mar.

Que o digam o Miguel, a Carla, o Salvador e o pug Paco, a família que nos recebeu na sua Mercedes Country House.

Um turismo no espaço rural que abriu há um ano, localizado no Barrocal Algarvio (entre o mar e a serra), no concelho de Faro perto de Estói. Ideal para quem gosta das praias algarvias, e da sua gastronomia, mas quer ter um “cantinho” para descansar longe da confusão.

São apenas nove os quartos, todos personalizados e com o nome de uma região demarcada (vão perceber que não se trata de uma mera casualidade!). E têm tudo o que se pode pedir…

Espaço. Uma cama maravilhosa. Uma banheira especial para relaxar (neste caso, só em alguns quartos). E algo que valorizamos muito, todos os quartos têm um jardim ou pequeno terraço.


O que é perfeito para quem, como nós, gosta de esticar um pouco mais a noite com um copo de vinho… a ver as estrelas…


Numa altura em que aumenta a nossa consciência ambiental, e a necessidade de preservação da natureza, valorizamos também cada vez mais este tipo de alojamento e de férias.

Turismo rural de alta qualidade, que conjuga o lazer, o campo e a gastronomia, com uma simplicidade requintada que nos faz sentir em casa.

Caminhar e aproveitar o ar puro do campo é uma das actividades de que os hóspedes podem usufruir na Mercedes Country House.


Nesta propriedade de um hectare em reserva natural, ganha-se no espaço exterior e no estilo de vida.


Aqui cultivam-se os tradicionais produtos locais, como os figos, as alfarrobas e as laranjas, mas há também espaço para as frutas tropicais, como a papaia, o abacate, as bananas ou as goiabas.

Da horta saem ainda as alfaces, o manjericão e o alho, entre outros, que vão parar depois à preparação dos nossos pratos. Isto porque há um restaurante só para os hóspedes, que à primeira vista parece uma simples sala de refeições, mas vai-se revelar cheio de boas surpresas!


O pequeno-almoço é servido até às 11h em modo quase brunch.


Destacam-se os produtos da propriedade, como o sumo de laranja algarvia, a fruta da quinta, o bolo e as compotas caseiras.

Ao almoço há refeições ligeiras, sandes, saladas ou omeletas feitas com os ovos das galinhas que vivem na propriedade. O jantar – mediante reserva – é mais composto, mas sem menu fixo. A ementa é definida no dia, consoante aquilo que há no mercado.

A 200% neste projecto, é o Miguel quem cozinha para os hóspedes… O Miguel é um apaixonado pela gastronomia e pelos vinhos. Ama cozinhar e receber.


E é esta sua entrega que faz toda a diferença!


Na garrafeira da Mercedes Country House, ou melhor, na garrafeira do Miguel, existem cerca de 400 garrafas, de todo o tipo de referências, vinhos brancos ou tintos, vinhos do Porto, moscatéis, vinhos jovens e vinhos velhos, todas bem tratadas e com um acondicionamento perfeito.

Um espaço que os hóspedes podem aproveitar para visitar, mas melhor que isso, onde podem escolher o vinho para o jantar, e já agora, um que combine com a região do seu quarto.

Sentámo-nos à mesa com a família completa, e para nossa sorte o que se encontrou no mercado nesse dia foi bom peixe para caldeirada.


Como não temos por hábito aparecer para jantar de mãos a abanar, levámos alguns vinhos da nossa garrafeira para partilhar.


Para o final do dia na piscina, e início de refeição, escolhemos um rosé do Algarve para provarmos todos.

O Palhete do Morgado do Quintão foi também ele uma boa surpresa, com a sua leve cor salmão, notas frescas e agradáveis, elegante e com uma untuosidade q.b. na boca. Ideal para acompanhar os pratos regionais, o peixe grelhado, o marisco… e neste caso, o paté de fígado de tamboril que o Miguel fez e que foi a nossa deliciosa entrada.


Voltaremos em breve para usufruir um pouco mais da companhia desta família e deste espaço maravilhoso.


Da próxima vez será já com a lareira acesa, e não vão faltar receitas, vinhos e amizade para partilharmos.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: salmão clarinho
Aroma: notas de pêssego fresco com nuances de flores amarelas
Sabor: fresco, elegante e frutado
Final de Prova: fresco e médio

Castas
Negra Mole e Crato Branco (Roupeiro)

Enologia
Joana Maçanita

Produtor
Algarve Family Estate

www.morgadodoquintao.pt

Preço: 15,00€


Mercedes Country House

Lugar do Medronhal 475-Z, 8005-502 Faro, Portugal

www.mercedescountryhouse.com

COORDENADAS GPS: N 37° 5′ 7.596” W 7° 56′ 41.163”

Nota: Para além da beleza do alojamento e do espaço envolvente, destacamos a localização perfeita da Mercedes Country House, a poucos minutos de carro de Faro e do seu aeroporto.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *