#Popafriends
Bebes.Comes 25/05/2014

Cheers friends!


É assim que somos recebidos na Quinta do Pôpa, para nós o “cool place to be” no Douro. Uma paragem obrigatória para abrandar o ritmo e desfrutar do que a região tem para nos oferecer… o que inclui certamente bons vinhos, boa paisagem e boa gente.

A história desta Quinta vamos contá-la pelas palavras dos próprios:
“Todo o homem tem o seu sonho. O de Zeca do Pôpa, natural do Douro, foi o de possuir uma quinta num dos melhores locais da região vinhateira do mundo. Começou a juntar as pequenas parcelas, usuais na estrutura agrícola do Norte de Portugal, numa verdadeira Quinta. Em homenagem a seu pai, cuja alcunha era o “Pôpa” pela sua alegria no convívio com os seus amigos, baptizou essa Quinta, construída com todo o seu esforço económico e entusiasmo, com o nome de seu pai. Assim nasce a Quinta do Pôpa, sita no enfiamento do rio Douro, possuindo uma localização priveligiada. Foi uma opção plantá-la com as melhores castas de Portugal, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Sousão e a Touriga Nacional, além dos 3 hectares de vinhas velhas com idade superior a 60 anos de idade. A sua vocação está mais direccionada para os grandes vinhos tintos da melhor região vinhateira de Portugal, embora a propriedade tenha todas as valências para produzir vinho do Porto. O sonho tornou-se realidade”

Nós? Ouvimos esta e outras histórias, pela boca do próprio Sr. Zeca, que num encontro feliz nos contou as experiências de vida difícil do pai por aqueles tempos, e a sua experiência pessoal de trabalho e prazer na construção deste sonho.


Com a felicidade de ser um projecto familiar, que une diferentes gerações, e que está à vista a vários níveis…


No processo de produção, onde se conciliam as técnicas mais sofisticadas com as mais tradicionais, como a vinificação através da pisa a pé em lagares de granito a uma temperatura controlada. Numa equipa de enologia onde o bairradino Luís Pato (amigo da família de longa data) é o homem do leme, ele próprio um homem com um cariz singular e arrojado. E na construção de uma marca, que tão bem contextualiza a história e o sonho da família, onde os netos do Pôpa, Stéphane e Vanessa Ferreira, estão de parabéns por terem construído aquele que é neste momento um dos melhores projectos de comunicação, não só pelas imagens bonitas e modernas, mas porque há um investimento na comunicação emocional, de relação com as pessoas, o que nos leva a querer ser #popafriends!

Como todos os que por ali passam, visitámos a Adega, as Caves e a Garrafeira. Finalizámos com uma prova do novo Contos da Terra Rosé e do Touriga Nacional 2007, com a companhia de uns petiscos da região, inclusivé azeite e doce da casa. Sem vontade de ir embora, deixámo-nos ficar até bem tarde…

vinhas-quinta-popa-douro-bebespontocomesquinta-popa-douro-do-not-disturb-rio-vinho-popa-bebespontocomesquinta-douro-popa-vista-bebespontocomesloja-quinta-popa-douro-vinho-tabuaco-bebespontocomesvinificacao-quinta-popa-douro-vinho-adega-bebespontocomesgarrafas-adega-quinta-popa-douro-bebespontocomessala-tempo-adega-vinho-douro-popa-bebespontocomesfrase-luis-pato-adega-quinta-popa-douro-vinho-bebespontocomesvinho-rose-2013-contos-da-terra-quinta-popa-douro-bebespontocomes


Quinta do Pôpa

E.N. 222, Adorigo, 5120-011 Tabuaço, Portugal

www.quintadopopa.com

COORDENADAS GPS: N41º 09’18.31” W7º 35′ 48.98”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *