Quinta do Gradil / Viognier
Branco Lisboa 2013
13% Vol.
Um delicioso passeio até Vilar, Cadaval, por paisagens de vinha e de grandes produções frutícolas, como a pêra-rocha. O destino é a Quinta do Gradil, onde somos recebidos com uma imagem de grande beleza e imponência…
Rodeada de ambiente histórico e paisagem natural, perto do sopé da Serra de Montejunto,
esta é uma das mais antigas, senão a mais antiga, herdade do concelho do Cadaval. Com séculos de história e de tradição vitivinícola, remonta ao final do Séc XV, tendo sido propriedade do Marquês de Pombal, e admitindo-se que já na altura contasse com o cultivo da vinha. Manteve-se na família até meados do Séc XX. Os actuais proprietários adquiriram a propriedade nos finais dos anos 90 e iniciaram em 2000 o processo de reconversão de toda a área de vinha, primando por castas de maior qualidade. A propriedade é composta pela Capela de Santa Rita, um núcleo habitacional, a Adega e uma área agrícola de 200 hectares, ocupados com produções vinícolas e frutícolas. A Adega sofreu melhoramentos, estando projectada uma reformulação ambiciosa e profunda nos próximos dois anos para o Palacete e Capela, que já estavam em fase muito avançada de degradação aquando da aquisição da Quinta.
Chegamos quase ao meio-dia e fazemos uma visita agradável, tomando consciência das particularidades dos vinhos da Região de Lisboa, do microclima desta zona em específico, com as influências marítimas e a protecção da Serra de Montejunto… bem como do grande esforço de investimento que será necessário para recuperar o Palácio e a Capela de Santa Rita que infelizmente estão em ruínas…É impossível não ganharmos simpatia pelo projecto!
Almoçamos na Quinta, no restaurante que era antigamente um celeiro.
Num dia de temperaturas deliciosas optámos por uma salada de polvo, lulas e peixe grelhado, naquele que seria um típico almoço de esplanada com vista para o mar… foi aqui com vista para as vinhas! Lindo! Até o vinho escolhido se proporcionou… o Quinta do Gradil Viognier, para provar algo novo. A Viognier é uma casta branca de origem francesa, com uma baixa produtividade e que confere aos seus vinhos um elevado teor alcoólico. Caracterizada pelos aromas florais, pêssego, canela, gengibre, manteiga, mel e limão, proporciona uma exuberância olfactiva que atrai vários apreciadores. Para a sobremesa… um”pijama”… que ficámos a saber no dia que significa uma selecção dos vários doces do restaurante. Sempre a aprender!
Foi de perder a cabeça, tanta doçura acompanhada da Quinta do Gradil Aguardente XO… um tesouro da casa, e considerada uma das melhores aguardentes de Portugal em 2013 pela Revista de Vinhos. Ao ir embora não resistimos a olhar para trás, para um último olhar sobre esta bela paisagem vínica e a imponente Quinta do Gradil, com o desejo grande que os seus proprietários possam completar o seu ambicioso projecto!
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: citrina
Aroma: nuances de alperce e notas florais, num perfil expressivo mas elegante
Sabor: suave e delicado com uma acidez equilibrada
Final de Prova: longo e agradável
Castas
Viognier
Preço: 7,00€