Quinta do Gradil e o Viognier
Bebes.Comes 18/07/2014

Quinta do Gradil / Viognier

Branco Lisboa 2013 
13% Vol.

Um delicioso passeio até Vilar, Cadaval, por paisagens de vinha e de grandes produções frutícolas, como a pêra-rocha. O destino é a Quinta do Gradil, onde somos recebidos com uma imagem de grande beleza e imponência…


Rodeada de ambiente histórico e paisagem natural, perto do sopé da Serra de Montejunto,


esta é uma das mais antigas, senão a mais antiga, herdade do concelho do Cadaval. Com séculos de história e de tradição vitivinícola, remonta ao final do Séc XV, tendo sido propriedade do Marquês de Pombal, e admitindo-se que já na altura contasse com o cultivo da vinha. Manteve-se na família até meados do Séc XX. Os actuais proprietários adquiriram a propriedade nos finais dos anos 90 e iniciaram em 2000 o processo de reconversão de toda a área de vinha, primando por castas de maior qualidade. A propriedade é composta pela Capela de Santa Rita, um núcleo habitacional, a Adega e uma área agrícola de 200 hectares, ocupados com produções vinícolas e frutícolas. A Adega sofreu melhoramentos, estando projectada uma reformulação ambiciosa e profunda nos próximos dois anos para o Palacete e Capela, que já estavam em fase muito avançada de degradação aquando da aquisição da Quinta.

Chegamos quase ao meio-dia e fazemos uma visita agradável, tomando consciência das particularidades dos vinhos da Região de Lisboa, do microclima desta zona em específico, com as influências marítimas e a protecção da Serra de Montejunto… bem como do grande esforço de investimento que será necessário para recuperar o Palácio e a Capela de Santa Rita que infelizmente estão em ruínas…É impossível não ganharmos simpatia pelo projecto!

entrada-quinta-gradil-serra-montejunto-vinha-vinho-lisboa-cadaval-vilar-viognier-bebespontocomesquinta-gradil-paisagem-serra-montejunto-vinho-lisboa-viognier-bebespontocomespalacio-quinta-gradil-cadaval-vinha-vinho-vilar-viognier-bebespontocomesadega-cuba-inox-quinta-gradil-lisboa-vinho-viognier-bebespontocomesadega-quinta-gradil-vinho-lisboa-viognier-bebespontocomesrestaurante-quinta-gradil-cadaval-vilar-vinho-lisboa-viognier-bebespontocomesvinho-viognier-restaurante-quinta-gradil-lisboa-2013-cadaval-vilar-bebespontocomes-polvo-salada


Almoçamos na Quinta, no restaurante que era antigamente um celeiro.


Num dia de temperaturas deliciosas optámos por uma salada de polvo, lulas e peixe grelhado, naquele que seria um típico almoço de esplanada com vista para o mar… foi aqui com vista para as vinhas! Lindo! Até o vinho escolhido se proporcionou… o Quinta do Gradil Viognier, para provar algo novo. A Viognier é uma casta branca de origem francesa, com uma baixa produtividade e que confere aos seus vinhos um elevado teor alcoólico. Caracterizada pelos aromas florais, pêssego, canela, gengibre, manteiga, mel e limão, proporciona uma exuberância olfactiva que atrai vários apreciadores. Para a sobremesa… um”pijama”… que ficámos a saber no dia que significa uma selecção dos vários doces do restaurante. Sempre a aprender!

Foi de perder a cabeça, tanta doçura acompanhada da Quinta do Gradil Aguardente XO… um tesouro da casa, e considerada uma das melhores aguardentes de Portugal em 2013 pela Revista de Vinhos. Ao ir embora não resistimos a olhar para trás, para um último olhar sobre esta bela paisagem vínica e a imponente Quinta do Gradil, com o desejo grande que os seus proprietários possam completar o seu ambicioso projecto!

vinho-branco-lisboa-quinta-gradil-viognier-2013-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: citrina
Aroma: nuances de alperce e notas florais, num perfil expressivo mas elegante
Sabor: suave e delicado com uma acidez equilibrada
Final de Prova: longo e agradável

Castas
Viognier

Preço: 7,00€


Quinta do Gradil

Estrada Nacional 115 Vilar, 2550 – 073 Vilar | Cadaval, Portugal

www.quintadogradil.pt

COORDENADAS GPS: N39º 12′ 16.30” W09º 06′ 55.06”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *