Com Quem Eu Quero
Bebes.Comes 10/08/2014

Herdade do Arrepiado Velho / Riesling

Branco Alentejo 2013 
13,5% Vol.

Olhamos para as fotografias e procuramos histórias ou paralelismos. Justificações para ter bebido este vinho e não outro. Não há qualquer outra história do que o simples momento em que nos servimos… junto à piscina, ao final de um dia de férias.


Que não é consensual o que bebemos, o que fazemos ou o que gostamos não nos choca.


Mas o que dizer quando parece querer impôr-se uma certa consensualidade em tudo…

Isso é saudável? Bebermos todos o mesmo, termos todos o mesmo destino ou programa de férias… O que fazer quando os mais próximos nos tentam impôr uma cartilha…?   Ou, o que responderão os responsáveis por este Riesling da Herdade do Arrepiado Velho, que parece sofrer também de uma não consensualidade? Que atrevimento será o deles para o cultivo de uma casta tão sensível no Alentejo, e para apresentar os seus vinhos com uma imagem marcadamente bela…Para muitos um risco, uma loucura, para nós uma boa opção.

A história do riesling da casa:  
“Deus tira com uma mão e dá com a outra”. Em 2011 a vinha foi arrasada por míldio produzindo cerca de 19.000 kg dum total de 33 ha de vinha. No fim da vindima foi detectada uma segunda produção (conhecida como netas) no Riesling, com sinais de amadurecimento e potencial. Foi feita a sua vindima em Novembro, pelo que “oscila entre a pureza e a mineralidade do Riesling puro e aromas de início de vindima tardia.”

herade-arrepiado-velho-sousel-alentejo-riseling-vinho-bebespontocomesherdade-sousel-alentejo-arrepiado-velho-riseling-bebespontocomespaisagem-herdade-arrepiado-velho-sousel-alentejo-riseling-bebespontocomes

Foi escolhido por curiosidade e vontade própria para ser bebido neste dia, depois de uma visita à Herdade do Arrepiado Velho em Sousel. Um monte alentejano do séc. XIX que mantém a arquitectura tradicional da região, com uma área total de 100 hectares entre vinhas e olival, onde reinam a tranquilidade e  a beleza características deste tipo de paisagem alentejana. Um terroir que combina “solos xistosos de acentuados declives com temperaturas amenas e abundância de água, características naturais indicadoras de grande potencial”.


Um vinho muito sedutor e original, gastronómico e com uma mineralidade pouco comum em terras alentejanas.


riesling-2013-herdade-arrepiado-velho-alentejo-vinho-hotel-solar-dos-mascarenhas-vila-vicosa-bebespontocomesvinho-riesling-alentejo-herdade-arrepiado-velho-hotel-solar-mascarenhas-alentejo-bebespontocomes

Brilhou no espaço, na hora, no dia… ou o espaço, a hora e o dia ajudaram-no a brilhar? Fica à vossa consideração… contextualizamos, final do dia, Agosto, temperaturas quentes, no nosso não consensual destino de férias anual… (que afinal até vai a votos para a melhor região de enoturismo do mundo, como aconteceu recentemente no “USA Today”, e ganha.) o Alentejo, e mais propriamente o Solar dos Mascarenhas, em Vila Viçosa. Este Boutique Hotel que resvala entre a simplicidade e o luxo, numa ousadia também ela não consensual, mas sempre com um ambiente de carinho familiar.


A banda sonora? Miuda – Com quem eu Quero



INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo citrino limpo
Aroma: notas de toranja fresca
Sabor: textura rica, com boa persistência e frescura
Final de Prova: longo e fino

Castas
Riesling

Enólogo
António Maçanita

Preço: 9,50€


Herdade do Arrepiado Velho

7470-000 Sousel, Portugal 

www.arrepiadovelho.com

COORDENADAS GPS: N39° 0′ 10.754′ W7° 42′ 21.834”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *