Cem Reis
Branco Alentejo 2008
14% Vol.
Há quem adore esta altura do ano… o regresso às aulas, o encadernar os livros escolares, a folha que cai, os tons e os sabores. E depois há quem, como nós, ache deprimente…
… mas quem é que pode gostar dos dias cada vez mais curtos?! Não teremos outro remédio que não seja transformar “isto” em momentos de alegria:
. organizar jantares entre amigos;
. fazer umas escapadelas de fim-de-semana (ir à Golegã por exemplo);
. namorar mais;
. dar um jeito na decoração da casa;
. experimentar umas receitas;
. arrumar o guarda-roupa;
. planear algo divertido para o Halloween.
Entramos no espírito da época, e enquanto a luz ainda é boa, fotografamos esta Carne de Porco e Migas Alentejanas que arriscámos pela primeira vez fazer na nossa cozinha. O vinho trouxemos das últimas férias no Alentejo, um branco da Herdade da Maroteira, e pelos vistos nos tons da nova colecção… um Cem Reis monocasta Viognier.
Casta francesa, perfumada, que tem ganho em Portugal alguma popularidade, graças à sua intensidade e exuberância olfactiva. Aromas a alperce, pêssego, flores, canela, gengibre, mel e limão… a casta viognier é “primavera e outono numa só casta.” (expressão de Rui Falcão, in Essência do Vinho).
Por regra, vinhos com pouca acidez, e que devem ser bebidos no auge da sua juventude.
A discussão neste dia foi exactamente essa, sobre a capacidade de envelhecimento deste vinho em específico, uma vez que perdeu muito da sua vivacidade aromática que o caracteriza.
Embora não concordando no veredicto final, mantem-se um vinho com corpo, uma textura cremosa algo aveludada que se torna interessante à prova, e com uma envolvência que o aponta para um consumo de Inverno.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: amarelo citrino melado
Aroma: notas de flôr de laranjeira, mel e fruta passa
Sabor: textura cremosa, com corpo
Final de Prova: médio e persistente
Castas
Viognier
Enólogo
António Maçanita
Preço: 12,50€