Milho Rei
Bebes.Comes 30/10/2016

Pôpa

Branco Douro 2015
12,5% Vol.

Numa das tardes mais felizes do ano seguimos a pedalar pela Linha Nascente dos percursos da NaturRia… quem sabe na esperança de encontrar o milho rei…

“Nos finais de Setembro, princípios de Outubro, cortam-se as canas de milho, que são transportadas para a eira no carro de bois, onde se faz a tradicional desfolhada. A desfolhada é um trabalho agrícola onde se retira a espiga (ou maçaroca) da planta, que se chama milho.”

Quem conhece sabe que é uma tarefa dura e cansativa, mas sempre associada a um momento festivo e familiar em que todos participam.


Nós não fomos trabalhar, mas levámos o vinho para a merenda!


4-milho-rei-bebespontocomes3-milho-rei-bebespontocomes2-milho-rei-bebespontocomes1-milho-rei-bebespontocomes20-milho-rei-bebespontocomes8-milho-rei-bebespontocomes17-milho-rei-bebespontocomes16-milho-rei-bebespontocomes10-milho-rei-bebespontocomes13-milho-rei-bebespontocomes15-milho-rei-bebespontocomes

Tradicionalmente composta por pão de milho ou centeio, azeitonas, iscas de bacalhau ou sardinha assada… só falhámos nas iscas. As sardinhas estavam boas, obrigada. E o vinho também!

Veio do Douro este Pôpa branco 2015, feito de castas típicas da região, plantadas numa zona alta e fresca.

É um vinho gastronómico, fresco, com estrutura, complexidade q.b. e boa acidez.


Ainda muito jovem, para beber à mesa já este Outono, ou guardar.


A Ria de Aveiro providencia-nos algumas das paisagens mais ricas e deliciosas do nosso Portugal. Para quem, como nós, vive na cidade e trabalha diariamente fechado entre quatro paredes, esta é a nossa ideia de um programa simples, económico e reconfortante, para o fim-de-semana ou até um dia de férias.

Com 1 euro alugamos uma bicicleta e podemos fazer um dos vários percursos da NaturRia, e o mais interessante e maravilhoso é que à medida que a paisagem muda consoante a estação do ano podemos fazer o mesmo passeio várias vezes sem nos cansarmos.
garrafa-quinta-popa-branco-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: amarelo citrino
Aroma: frutos tropicais, ananás, melão maduro e ligeiro floral
Sabor: complexidade q.b. e frescura
Final de Prova: longo

Castas
Viosinho (35%), Gouveio (25%), Folgazão (25%), Rabigato (15%)

Enólogo
Francisco Montenegro e João Menezes

Produtor
Quinta do Pôpa

www.quintadopopa.com

Preço: 9,90€


NaturRia

Av. do Emigrante, 3870-153 Murtosa, Portugal

www.murtosaciclavel.com

COORDENADAS GPS: N 40° 45′ 20.028” W 8° 39′ 21.419”

Nota: O NaturRia é um projecto que se foca na valorização dos recursos naturais do Município da Murtosa. O projecto alia a conservação do património e a utilização lúdica deste pelas populações, de forma ambientalmente equilibrada e sustentável, e é composto por um conjunto de percursos, (…) quer a nascente quer a poente da Ria.

Os percursos, pedonáis e cicláveis, permitem a realização de passeios pela riqueza natural que a Ria fornece.

Ao longo dos percursos existem vários pontos (…) com placares informativos sobre as espécies que habitam a zona. A ciclovia do percurso nascente da Ria começa no Cais da Ribeira Nova e segue para a Varela, passando pelo Cais da Cambeia, pelo Cais do Chegado, pelo Cais do Bico, pelo Cais da Ribeira de Pardelhas, pelo Cais da Mamaparda e pelo Cais da Bestida.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *