A Natureza dos Detalhes
Bebes.Comes 12/07/2018

Esporão / Colheita

Branco Alentejo 2017 / Tinto Alentejo 2016
13,5% Vol.

No Jardim Botânico do Porto, em comunhão com a natureza e rodeados de criatividade, num cenário com tanto de mágico quanto de simbólico, celebrámos um ano de vida do Esporão Colheita.

Após quase dez anos anos a testar e a implementar métodos de agricultura biológica, é lançado o Esporão Colheita Tinto 2016 e Branco 2017, o primeiro vinho do Esporão com certificação de produção biológica.


Sob as estrelas, num corredor de camélias, esta “casa alentejana” reuniu à volta da mesa, e do vinho, parte da sua equipa e alguns dos seus parceiros criativos.


Estiveram representadas as mais diversas áreas, desde o design, arquitectura, ilustração, marketing e claro, enologia.

O jantar contou com a colaboração do Chef Pedro Limão, e a sua capacidade genuína de casar os nossos produtos e ingredientes bio com os vinhos em destaque nesta noite.


O terroir Esporão esteve literalmente à mesa…


… de onde vieram os centros de flores e as mesas de madeira (e terra da herdade, cobertura de cera de abelha e interior de cânhamo) pensadas e executadas pelo SKREI, atelier de arquitectura do Porto que foi o autor do projecto da Adega dos Lagares.

David Baverstock, responsável pela enologia da Herdade do Esporão, e o anfitrião ideal para contar a história das novas colheitas deste vinho, também esteve connosco.

Por fim, Nicolau levou-nos a viajar pelo processo de produção deste Esporão Colheita, através de uma extraordinária performance visual que ilustrou o caminho percorrido… Da terra, passando pela agricultura biológica, até à garrafa, o mote foi a Natureza dos Detalhes.


Respect.


Encantados com o trabalho do Esporão, não só no que diz respeito ao envolvimento da empresa na cultura orgânica e biológica, mas sobretudo pela sua linha de responsabilidade social, cultural e ambiental.

No final do dia, todos temos uma responsabilidade em relação ao meio e às pessoas à nossa volta.


Colheita 100% Esporão

Um vinho produzido exclusivamente de uvas cultivadas na Herdade do Esporão, seguindo práticas de agricultura biológica, que expressa de forma directa solos, castas e o ano de colheita.

São as primeiras uvas certificadas em Modo de Produção Biológica por este produtor alentejano, através de uma viticultura que não utiliza produtos químicos que prejudicam os solos e a nossa saúde.

A vinificação é feita em cubas de betão em forma de tulipa, que pela sua forma e material poroso preservam as principais características das vinhas, sem estágio em madeira.

O resultado são vinhos em que sobressai uma maior vivacidade e intensidade da fruta, mais directos e puros, sem “camuflagens“, com mais sabor e taninos.


Esporão Colheita / Branco 2017

Um monocasta Antão Vaz, onde se destacam as notas cítricas, a fruta branca e a folha verde; na boca uma fruta vibrante, fresca e pura; com um final intenso e muito persistente.

Foi parcialmente fermentado em cubas de betão durante 4 meses. Acompanha bem carnes brancas, peixes e marisco.

www.esporao.com

Preço: 10,00€


Esporão Colheita / Tinto 2016

Produzido a partir das castas Touriga Franca e Cabernet Sauvignon, apresenta-se no aroma com notas de fruta vermelha fresca, com predomínio da ameixa e mirtilo. No palato, apresenta alguma densidade, boa fruta e acidez, com final persistente, mas elegante.

A fermentação inicial é feita em lagar e, posteriormente em cubas de betão durante 6 meses. Um perfil que acompanha bem carnes vermelhas.

www.esporao.com

Preço: 10,00€


Jardim Botânico do Porto

Rua do Campo Alegre 1191, 4150-181 Porto, Portugal

www.jardimbotanico.up.pt

COORDENADAS GPS: N 41° 9′ 14.472” W 8° 38′ 32.373”


Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *