Signatura
Bebes.Comes 23/05/2019

Pedra Cancela / Signatura

Tinto Dão 2014
14,5% Vol.

“The idea is not to live forever, is to create something that will.”


Nunca somos verdadeiramente donos de… apenas cuidamos para as gerações seguintes.


A Lusovini é um projecto que assenta em muitas gerações ligadas ao sector do vinho, e perdura hoje essa paixão e herança.

Com um trabalho que vai desde a requalificação de vinhas velhas até à plantação de novas vinhas, tem vindo a implementar métodos contemporâneos e inovadores nas suas adegas, e a apostar forte também ao nível do enoturismo.


Um exemplo de futuro apoiado no melhor do passado.


Só para terem uma ideia… a empresa tem neste momento em mãos um novo e grande projecto, que é a plantação de uma vinha nova com 25 hectares, em Alvarelhos (Carregal do Sal), com as castas tradicionais do Dão, algumas delas que praticamente já não se usam.

Um pensamento e trabalho a longo prazo, que pretende criar riqueza local, reforçando a identidade da região, mas pensando globalmente (até porque as suas vendas são sobretudo para o mercado externo).

Conhecer melhor o coração da empresa, e a forma como se estrutura, era algo que se impunha para nós há algum tempo, pela qualidade dos vinhos que já conhecíamos, mas também pelo profissionalismo e gentileza de toda a família Lusovini.


Porque o vinho faz-se com sensibilidade, conhecimento e muita experiência.


E são os maestros da Lusovini, que criam os blends ou varietais que expressam a excelência do território, com uma clara opção nos vinhos de perfil tradicional, com vocação gastronómica e internacional.

Contrariamente ao que alguns parecem por vezes fazer crer, o mundo do vinho não se escreve a rosa e azul, as suas cores são tinto, branco e rosé.

A Sónia Martins é um dos rostos mais visíveis da Lusovini, na liderança e no terreno.

A enóloga que percorre as diversas regiões portuguesas e é responsável pela produção e supervisão dos vinhos, guiou-nos numa das mais maravilhosas visitas de campo…


… Nas Vinhas Pedra Cancela

É na vinha que tudo começa.

Aqui constrói-se a elegância, o equilíbrio e a vocação gastronómica que os vinhos irão demonstrar.

As equipas da Lusovini estudam o comportamento das castas no Dão, onde é feito um investimento numa viticultura pioneira para obter o melhor equilíbrio entre os ácidos e os açúcares das uvas, para se criarem vinhos harmoniosos, equilibrados e complexos, capazes de perdurar no tempo, à semelhança dos míticos vinhos do Dão dos anos 50.


O Pedra Cancela Signatura é um clássico, pela sua elegância e subtileza.


As uvas são provenientes de vinhas velhas, com cerca de 80 anos.

Os seus aromas são florais e silvestres, com notas de fruta madura e especiarias q.b., denotando as evidências da casta Touriga Nacional. A boca é densa e equilibrada, com uma primorosa acidez.

Um vinho de carácter, com a austeridade e a elegância da região nas medidas certas. Acompanha na perfeição a gastronomia regional, pratos de carne bem condimentados e queijos.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: tinto vermelho profundo, com reflexos púrpura
Aroma: rosmaninho e violeta, com notas de fruta madura
Sabor: aveludado e cheio
Final de Prova: longo e complexo

Castas
Touriga Nacional proveniente de vinhas velhas, com provavelmente outras variedades misturadas

Produtor
João Paulo Gouveia e Lusovini

Preço: 50,00€


Lusovini

Av. da Liberdade 15, 3520-061 Nelas, Portugal

www.lusovini.com

COORDENADAS GPS: N 40° 32′ 12.106” W 7° 51′ 17.512”

Nota: Em Nelas, no coração dos vinhos do Dão, tem sede a grande infraestrutura de Enoturismo da Lusovini, nas antigas instalações da icónica Adega Cooperativa.

Aberta ao público todos os dias da semana, são vários os programas disponíveis, e vão desde a visita interactiva, às provas de vinho e harmonizações com sabores tradicionais.

A Lusovini pretende proporcionar a todos os seus visitantes uma verdadeira experiência de enoturismo, com preços convidativos e uma aposta na gastronomia.

Dentro do seu espaço funciona o restaurante Taberna da Adega, onde as propostas passam pelas receitas típicas da região do Dão, como o tradicional cabrito assado no forno, os pratos de polvo ou de bacalhau, e o queijo Serra da Estrela DOP.

As vinhas Pedra Cancela podem ser visitadas mediante marcação prévia, com saída da Adega Lusovini em Nelas.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *