Kompassus / Verdelho
Branco Bairrada 2016
12,5% Vol.
O verde é a cor da esperança e a cor da natureza… transmite equilíbrio, harmonia e vitalidade… aquilo que mais queremos e prezamos neste momento.
Abençoados pela possibilidade de poder por umas horas, e não muito longe de casa, mergulhar na maior mancha de vinha contínua da Bairrada e respirar a natureza no seu melhor.
A natureza de Kompassus.
Vinhas, lebres que fogem, muito silêncio, uma horta sem filtros e boa vizinhança.
Ano após ano, a marca Kompassus tem-se consolidado como um dos nomes mais incontornáveis da Bairrada e do panorama nacional. O seu mentor e proprietário é João Póvoa, médico oftalmologista de profissão, mas agricultor por paixão.
Na família de João Póvoa já se fazia vinho há muito tempo, e desde miúdo que ajudava nas vindimas. O seu entusiasmo vem por isso desde tenra idade, assim como o seu conhecimento das potencialidades do solo, do clima e das castas da Bairrada.
Durante muito tempo, e como era comum na Bairrada, o vinho da sua família era vendido a granel, mas João Póvoa iniciou-se na produção de vinhos com marca própria em 1991 com a Quinta de Baixo. Alguns dos vinhos mais marcantes da Bairrada são desta altura e têm a sua marca, tendo sido a Baga desde logo a casta seleccionada como base de todos os seus vinhos tintos e espumantes.
A sua família foi uma das primeiras a produzir o tradicional estilo de vinhos da Bairrada, muitas vezes designado por “Bairrada Clássico“.
Em 2007 João Póvoa vendeu a marca Quinta de Baixo, mas ficou ainda com vinhas e com a marca Kompassus entretanto registada. No novo projecto Kompassus o nome surge pela associação ao compasso da vinha mais apertado – de 1,7m – reproduzindo uma técnica antiga e em extinção, que resulta numa maior competitividade entre plantas, uma produção mais controlada, logo qualitativamente superior.
O projecto conta com a parceria enológica de Anselmo Mendes, e foi esta colaboração com o prestigiado enólogo da Região dos Vinhos Verdes que esteve na origem da adopção das castas Verdelho e Alvarinho, que neste terroir privilegiado alcançam uma expressividade, frescura e complexidade extraordinárias.
A Kompassus assenta numa filosofia de produção de vinhos de raízes tradicionais e de excelência, sustentada por métodos de produção orgânicos e práticas de viticultura sustentáveis.
Em Janeiro de 2014 bebíamos Kompassus pela primeira vez, e em Setembro de 2016 convidámos o produtor a estar presente no nosso evento anual – Wine Set by Bebes.Comes.
Foi só este ano, por altura das vindimas, que finalmente rumámos até à Cordinhã, a convite da enóloga residente Magda Costa. É nesta zona que João Póvoa possui cinco hectares de vinhas próprias e explora mais sete pertencentes a outros agricultores. A vindima na Kompassus iniciou a 13 de Agosto com o Verdelho.
Uma casta que se pode prestar a “confusões” mas não neste caso, trata-se de Verdelho que veio dos Açores e que brilha aqui em solo de argila com bastante calcário.
Uma das variedades de uva que mais tem viajado pelo mundo, este Verdelho continua a ter na costa atlântica continental e insular portuguesa o seu terroir favorito.
Quando foi aos Açores, João Póvoa provou vários verdelhos e decidiu experimentar a casta na Bairrada, uma vez que também aqui é manifesta a influência atlântica.
Todos os vinhos produzidos na Kompassus são de um nivel superior.
Escolhemos este Verdelho não por ser o melhor, mas por ser muito característico das opções tomadas, e por ser um vinho que há muito apreciamos.
O aroma é delicado mas muito fresco, com notas tropicais q.b., toranja e vegetais, algum floral e tosta subtil. Na boca é fresco e com uma acidez elevada. A aposta na casta Verdelho dá aqui origem a um vinho muito elegante e fresco, com muitas notas de mineralidade e salinidade. O seu perfil bastante gastronómico, vai de encontro ao que procuramos em vinhos da Bairrada.
Despedimo-nos com um até já… em breve mais novidades a caminho do projecto Kompassus!
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: citrína intensa e brilhante
Aroma: notas tropicais q.b., toranja e vegetais, algum floral e tosta subtil
Sabor: frescura e acidez elevada
Final de Prova: longo e amargo
Castas
100% Verdelho
Produtor
Kompassus Vinhos
Preço: 19,85€