The Folly
Bebes.Comes 25/02/2021

“Dreamer, you know you are a dreamer
Well can you put your hands in your head, oh no
I said, Dreamer, you’re nothing but a dreamer.”

Supertramp


As nossas férias não são só uma simples paragem do trabalho… são um modo de vida… que inclui encontros com amigos e pesquisa de novos projectos e inspiração. E este foi um desses dias…

Voltámos a um espaço que conhecemos desde a sua génese, mas que ainda não tinhamos tido oportunidade de visitar após a sua abertura oficial.

Localizada em Estremoz, a Howard’s Folly é uma verdadeira Adega Urbana, dedicada à produção de pequenos lotes de vinhos premium.

Um projecto excepcional que foi “sonhado” pelo empresário e colecionador de arte britânico, Howard Bilton, e pelo reputado e premiado enólogo australiano David Baverstock.


A criatividade artística é o tema transversal deste projecto.


Juntos, criaram um conceito único, que não só produz vinhos de grande qualidade, mas que também reúne, arte e caridade – para apoiar crianças carenciadas, através da Sovereign Art Foundation -, sob o mesmo tecto.

Temos então: Uma Adega de vinhos, uma Fundação, uma Loja, um Restaurante contemporâneo, um Bar e uma Galeria de arte. A poucos metros do centro de Estremoz, cidade alentejana em plena expansão turística, num bonito edifício que parece um castelo caiado de branco.

Lá dentro, o bar e o restaurante têm um ambiente acolhedor e eclético, juntando detalhes de artesanato local, como as tradicionais tapeçarias Alentejanas penduradas nas paredes e os azulejos, com verdadeiras obras de arte contemporânea.


A paixão de Howard Bilton pela arte é evidente em cada canto.


Destaca-se o mural de graffiti no interior da adega, e que vimos nascer em 2018, no primeiro contacto que tivemos com o projecto.

De resto, encontramos várias peças de colecção espalhadas e expostas no restaurante e no bar, onde a luz natural inunda as amplas salas, e não fosse o calor que se fazia sentir nesse dia, teríamos ficado pelo pátio interior onde se pode comer ou simplesmente tomar um copo de vinho.

O que mais nos cativa neste espaço The Folly é a sua versatilidade, a possibilidade de, curiosos ou apreciadores de vinho, residentes ou turistas, poderem provar os vinhos premium da Howard’s Folly.

Todos os vinhos estão disponíveis a copo, acompanhados de petiscos como croquetes de alheira com maionese de manjericão ou um prego Alentejano, naquele que é provavelmente o bar mais cool da cidade.


Na cozinha do restaurante The Folly, o Chef Hugo Bernardo reinventa pratos tradicionais portugueses com um toque moderno, todos eles pensados para serem partilhados.


Com base na filosofia “da terra para o prato”, o menu está em constante evolução, focando-se nos mais frescos produtos sazonais, de origem local.

Tudo isto claro, harmonizado com os excelentes vinhos da Howard’s Folly, ou com uma seleção de vinhos de outros produtores locais, escolhidos a dedo pelo próprio David Baverstock.

Depois de visitarmos a adega e provarmos os mostos, foi entre amigos, na companhia do Pedro Furriel e do David Baverstock, que desfrutámos de algumas das especialidades do Folly.

Orgulhoso daquele que é o primeiro rosé da Howard’s Folly, o Sonhador 2019, foi por aí que começámos esta experiência completa.

David, enólogo-chefe de Howard’s Folly, pretendia criar um rosé fresco e equilibrado, tendo optado por um blend de 65% de Aragonês e 35% de Castelão, pelas características específicas destas castas em termos aromáticos, com muitas especiarias, como a baunilha, e fruta, como a framboesa e o morango.

O Sonhador Rosé 2019 é um vinho muito equilibrado, com uma bonita tonalidade rosa salmão pálido, fresco no nariz e com boa acidez, perfeito para a mesa em qualquer altura do ano. Seguiram-se o Sonhador branco 2019 e o Sonhador tinto 2016, que brilharam à mesa com as especialidades que escolhemos para o nosso almoço neste dia:

. Ouro Alentejano
O Azeite, da Herdade das Barrocas, com azeitonas temperadas do mercado de Estremoz, manteiga aromatizada e pão Alentejano.

. Howard’s Folly Deli Board
Uma selecção de charcutaria dos melhores produtores locais, com a melhor cabeça de Xara do Alentejo e os enchidos do fumeiro da famosa Salsicharia Canense da Dona Octávia.

. Lulinhas Fritas
Lulinhas crocantes, com maionese de alho, brotos de coentros e gomos de limão. Um petisco perfeito para os dias de calor, acompanhadas do branco ou rosé da casa.

. Croquetes de Alheira
Croquetes de alheira servidos com maionese de mangericão. Perfeitos para partilhar e começar a refeição.

. Naco de Vazia Alentejana
A Vazia Alentejana, com redução de vinagre Balsâmico, queijo de ovelha curado, coentros e cebola frita, servida com lascas de batata e legumes crocantes.

. Pêra e Frutos Secos
Pêra escalfada, bolo de amêndoa e frutos secos tostados.

. Framboesa e Mangericão
Voou…


Uma deliciosa combinação de boa comida, bons vinhos e melhor companhia. A contar os dias para voltar a estes encontros!



Howard’s Folly

Rua General Norton de Matos, 7100-107 Estremoz, Portugal

www.howardsfollywine.com

COORDENADAS GPS: N38° 50′ 30.528” W7° 34′ 51.444”

Nota: É possível visitar a adega urbana da Howard’s Folly e fazer a prova dos seus vinhos, também com petiscos. Os preços das visitas começam a partir dos 15€ por pessoa.

Howard Bilton decidiu celebrar o trabalho que a instituição Sovereign Art Foundation desenvolve, reproduzindo obras de crianças que participaram nos seus programas de reabilitação nos rótulos dos seus vinhos Sonhador.

Ao comprar estes vinhos não está apenas a comprar excelentes colheitas, produzidas pelo premiado enólogo australiano David Baverstock, mas também está a ajudar crianças desfavorecidas.


Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *