Caves São João / Lote Especial
Tinto Bairrada 2010
14% Vol.
Na nossa garrafeira duas referências são residentes, Caves São João Tinto e Quinta do Poço do Lobo. Para honrarmos as nossas raízes bairradinas? Um pouco sim, mas essencialmente porque gostamos.
Em férias, fomos conhecer aquela que é hoje a empresa familiar vinícola mais antiga ainda em actividade no concelho de Anadia, criada com o nome Sociedade dos Vinhos Irmãos Unidos Lda, e fundada em 1920. Um breve passeio pela história das Caves, e no fundo a nossa própria História. Uma descoberta… tesouros preciosos guardados desde a década de 60… falamos de vinho, claro… e que podem ser adquiridos por qualquer pessoa que se desloque às Caves.
Antiguidades e relíquias à parte, a verdade é que as Caves foram renovadas, com muito investimento, com uma enologia reformulada e uma clara orientação para a qualidade. E os preços são razoáveis, obrigada! No fim da visita, a história dos rótulos prendeu a nossa atenção…com uma imagem actual sem nada a apontar, fica no entanto a saudade dos rótulos de papel revestidos a cortiça natural. Um brinde ao saudosismo, em dia de calor, com uma novidade da casa o Caves São João Espumante Rosé Bruto 2012.
Em casa, para jantar e finalizar o dia em grande, abrimos uma garrafa que tinhamos e aguardava o seu momento…
o Caves São João Lote Especial 2010. Um vinho guloso que acompanhou um Caldo Verde e uma Bôla de Leitão. E podem mesmo ficar com água na boca, porque este jantar e esta harmonização foi mesmo…especial! Assim como a nossa conversa, o roteiro de mais um passeio pelo nosso Portugal.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Notas de Prova
Cor: rubi opaca
Aroma: intenso e complexo, com notas de groselhas, amoras e barrica de carvalho
Paladar: estruturado e fresco
Final de Prova: persistente
Castas
Baga (20%), Touriga Nacional (30%), Syrah (40%) e Cabernet Sauvignon (10%)
Preço: 6,65€