Os sentidos voltam-se a apurar, o coração a despertar.
Regressamos aos simples prazeres, dos amigos e das descobertas. Para quem muito perde, urge reaprender a viver.
Aqui tudo está em harmonia. Os aromas do campo. O cheiro da terra, das vinhas, tudo isto nos reconecta. Vamos criar novas memórias. Perdermo-nos de bicicleta por essas vinhas fora. Entre amigos e copos de rosé.
O dia a dia impõe-nos um ritmo que por vezes necessita ser quebrado. Sentir a paz, respirar verdadeiramente e estar em sintonia conosco próprios.
Uma sugestão. Procura um sítio que te deixe desconectar. E permite-te fazê-lo.
O silêncio transforma-se em beleza, e podes experenciar uma sensação inesquecível. Neste lugar o tempo pára e dá ao corpo e à mente o que ambos têm vindo a pedir. Procura a tua melhor companhia, fica-te com quem está sempre ao teu lado.
E no final, porque não, procurar um vinho que te dê prazer, que te desafie, ou que seja tão “simples” e fiel quanto a tua companhia.
A Herdade da Rocha, também conhecida por Couto Saramago, está situada no Crato, em Portalegre, colada às encostas da serra de São Mamede.
Tinha inicialmente o propósito de receber a família de Mário Rocha, empresário dono da conhecida empresa de móveis Antarte, para uns dias de descanso no Alentejo, mas hoje é muito mais que isso.
Uma propriedade que conta com 60 hectares, distribuídos por 9 hectares de vinha, uma tapada cinegética, um campo para treinar golfe, um lago, um pomar, uma Adega e uma charmosa unidade de enoturismo com alojamento e restaurante, a que chamam Boutique Lodge.
Uma Herdade alentejana de solo granítico onde a natureza é protagonista.
Os veados à solta coabitam com as vinhas, as oliveiras e os visitantes. A Adega, de linhas simples e contemporâneas, foi pensada para harmonizar com esta paisagem única.
Recheada com obras de arte e bonitos lagares em granito, acaba por ser só um dos muitos locais a visitar na Herdade.
A Herdade da Rocha lançou a sua primeira colheita em 2012, e hoje já conta com uma produção anual de cerca de 75 mil garrafas de vinho, abrangendo, para além de blends brancos, tintos e rosés, varietais de Alvarinho, Arinto, Alicante Bouschet e Syrah.
Nasceu na altura uma nova marca com o objectivo de criar neste lugar único vinhos alentejanos distintos, frescos e minerais.
A Herdade foi recentemente adquirida pelo empresa Terras & Terroir, grupo que conta com várias propriedades de Norte a Sul de Portugal, como a Quinta da Pacheca, a Quinta do Ortigão, a Ribafreixo Wines e a Caminhos Cruzados.
Já conhecemos a Herdade da Rocha e os seus vinhos desde 2016, mesmo quando o projecto estava em construção passámos por aqui algumas vezes.
Só recentemente tivemos oportunidade de pernoitar e aproveitar todas estas valências maravilhosas que podem ver nas fotografias que tirámos.
Porque tudo tem uma altura para acontecer… quando quer o destino… e foi em boa hora…
… pela paz e recarregar de energias que nos proporcionou, mas também por podermos ser recebidos pelo grande trunfo humano deste projecto nos dias que correm, a Sandra, uma amiga e mulher do norte que se sente em casa no Alentejo, e isso não tem preço nem como descrever.
Venho só dizer-vos um obrigada de coração pelo texto maravilhoso. As palavras sobre a herdade são lindas. As sobre mim são inesperadas e ficarão para sempre gravadas no meu coração. Obrigada por tudo. Um abraço e na próxima visita aos Mascarenhas, apareçam para um copo de vinho e uma tapa. Ofereço eu. Sempre vos revejo! 😊