Solar dos Lobos / Grande Escolha

Tinto Alentejo 2009 
14,5% Vol.

“O vinho é a sepultura da memória.” ― Juan Luís Vives

Saudades do Alentejo… muitas… tivemos de “pilhar” a garrafeira por nostalgia, e fomos buscar algo que comprámos numa das nossas andanças alentejanas… o Solar dos Lobos Grande Escolha 2009. Um vinho de uma galega, a Susana Esteban, que já há muito faz sucesso por terras lusas, e que vai deixar certamente a sua marca no nosso país.

solar-dos-lobos-enologia-laboratorio-bebespontocomesrotulagem-solar-dos-lobos-bebespontocomesadega-solar-lobos-redondo-bebespontocomesadega-solar-dos-lobos-alentejo-galego-bebespontocomessolar-dos-lobos-grande-escolha-2009-bebespontocomes

Como não podia deixar de ser, acompanhou neste dia uma carne de porco com amêijoas, mais conhecida como “Carne de Porco à Alentejana“. Um prato que também tem a sua história… segundo alguns pesquisadores teve a sua origem no Algarve, e não no Alentejo. A sul de Portugal, usava-se o aproveitamento das espinhas dos peixes na confecção de farinhas, que eram usadas depois na alimentação dos animais. Como a carne ficava assim com um certo sabor a peixe, diz a “lenda” que, um certo dia, uma cozinheira, teve a ideia de experimentar juntar amêijoas na confecção da carne, para que o sabor das mesmas escondesse o sabor a peixe da carne. Nasceu a carne de porco com amêijoas! Como os alentejanos tinham a melhor carne de porco, rapidamente se criou a fama da Carne de Porco à Alentejana.

E assim, entre sabores, acalmámos as saudades

…passando em revista algumas das nossas memórias, mas recordando em especial a breve visita ao Solar dos Lobos, adega alentejana na zona do Redondo, e a forma espontânea como aconteceu… o vinho esteve à altura das nossas recordações!  

solar-dos-lobos-grande-escolha-2009-alentejo-galego-bebespontocomes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Notas de Prova
Cor: rubi carregada e densa
Aroma: fruta preta madura, especiarias e notas de madeira bem integradas
Sabor: taninos macios e  equilibrados, corpo robusto, fruta fresca
Final de Prova: persistente, fresco e elegante

Castas
Alicante Bouschet (68%), Touriga Nacional (25%) e Aragonez (7%)

Enóloga
Susana Esteban

Preço: 19,90€
@Solar dos Lobos

Solar dos Lobos

Estrada da Serra D’Ossa (Estrada Regional 381) Herdade Vale D’Anta, 7170-118 Redondo, Portugal 

www.solardoslobos.pt

COORDENADAS GPS: N38º 40′ 13” O7º 33′ 03”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *