Quinta de Lemos Experience
Bebes.Comes 11/06/2014

Ansiosos pelo report sobre a Quinta de Lemos?


Muitos sabem que é um projecto que acompanhamos há muito e é para nós uma referência! A Quinta de Lemos situa-se no coração da região demarcada do Dão, em Silgueiros, com uma área de cerca de 50 hectares sendo 25 de vinha. Propriedade de Celso Lemos, o fundador do grupo têxtil Abyss & Habidecor, começou aos poucos com 5 hectares em homenagem ao pai e ao cultivo da terra, mas é hoje um projecto ambicioso onde se pretende que nasçam os melhores vinhos do mundo.

Com esse objectivo se cuidam as vinhas, entre a Serra da Estrela e o Caramulo, onde brilham as castas do Dão – Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Encruzado. Tudo acompanhado com muito rigor e por vezes alguma polémica… como é o caso da “monda de lemos” – a monda é o processo pelo qual se retiram os cachos em excesso para obter uma maior qualidade no produto final – em que 75% das uvas são atiradas à terra, o preço a pagar para obter a qualidade desejada. As castas são vinificadas em separado e dão depois vida aos vinhos monocasta – Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen – e aos restantes blends que têm o nome de familiares – Dona Louise, Dona Santana e o topo de gama Dona Georgina. Todos os vinhos estagiam em barricas de carvalho e esperam 5 anos para serem colocados em comercialização, o que significa que neste momento no mercado a colheita é a de 2009. Sairá ainda este ano para o mercado o primeiro vinho branco, feito da casta Encruzado.


Sobre a visita deste dia… o que dizer quando temos tanto para contar?


Fomos recebidos pelo enólogo Hugo Chaves, que fez questão de nos mostrar tudo pessoalmente. Um homem que trabalha todo o ano na vinha, e que para além disso é a cara do projecto e veste a camisola. De tal forma, que se nota em cada pedaço de terra que nos mostrou, em cada pessoa que nos apresentou… Encara o projecto global da família Lemos com o mesmo respeito que devemos ter pelo seu processo criativo dos vinhos, e por isso foi com prazer que nos fez uma visita guiada através…

… das vinhas.

… das esculturas de Paulo Neves, espalhadas estrategicamente pela quinta.

… das casinhas de pedra.

… da horta.

… do almoço pela zona, em Rebordinho, onde à sopa de feijão verde e cebola, ao carapau grelhado e à dobrada se juntaram o Encruzado 2012 e o Touriga Nacional 2009… um “pit stop” gastronómico delicioso, onde também conversámos muito sobre novos projectos e descansámos um pouco antes de nova investida…

… da nova Guesthouse de Charme com 3 luxuosas suites. Um projecto do atelier de arquitectura de Carvalho Araújo, que se desenvolve na topografia do terreno, adaptando o edifício às curvas naturais da paisagem e à pedra granitica da região com orientação para as vinhas. Com piscina interior, heliporto e todos os luxos e comodidades que possam imaginar!

… do restaurante Mesa de Lemos, onde tivemos a oportunidade de conhecer o Chefe Diogo Rocha e trocar algumas ideias sobre esta “aventura”, nomeadamente o que é cozinhar e definir uma ementa para os convidados que recebe vindos de todo o mundo. A aposta é declaradamente nos produtos da região, alguns vêm directamente da própria “horta de lemos”, e claro, o bom vinho que nunca falta. ( Para o público abre apenas às sextas e sábados ao jantar e por marcação )

… da Adega, onde acabámos a visita a fazer a prova de tudo, ou quase tudo, o que ainda vai demorar alguns anos para sair para o mercado. Espreitámos também, e tirámos algumas fotos, à novidade que se engarrafava nesse dia… sempre com a orientação e a boa disposição do Hugo Chaves.


Chegámos às 10.30h da manhã e despedimo-nos com dificuldade às 16.30h…


Como investimento não temos dúvidas que só beneficia a geração futura e a promoção do Dão… mas com a convicção de que tal só possível  porque para além do investimento monetário, há o investimento emocional, que se traduz em muitas horas e muita dedicação dos que acreditam…e nos deixam ter já tantas saudades deste dia!

escultura-paulo-neves-quinta-de-lemos-bebespontocomesquinta-de-lemos-dao-arquitecto-carvalho-araujo-bebespontocomesvinha-dao-quinta-de-lemos-bebebespontocomeshorta-quinta-de-lemos-dao-bebespontocomesghesthouse-quinta-de-lemos-bebespontocomesquinta-de-lemos-paisagem-carvalho-araujo-arquitectura-silgueiros-bebespontocomesarquitectura-quinta-de-lemos-carvalho-araujo-silgueiros-bebespontocomesquarto-ghesthouse-quinta-de-lemos-bebespontocomespiscina-ghesthouse-quinta-de-lemos-dao-silgueiros-bebespontocomesrestaurante-mesa-de-lemos-quinta-silgueiros-bebespontocomesrestaurante-mesa-de-lemos-chef-diogo-rocha-quinta-de-lemos-bebespontocomesvinho-dao-quinta-de-lemos-almoco-bebespontocomesespumante-quinta-de-lemos-touriga-nacional-encruzado-bebespontocomesbalsa-pipa-quinta-de-lemos-touriga-nacional-2013-bebespontocomespipa-adega-quinta-de-lemos-dao-silgueiros-bebespontocomeshugo-chaves-quinta-de-lemos-silgueiros-dao-bebespontocomes


Quinta de Lemos

Passos do Silgueiros, 3500-541 Silgueiros, Portugal

www.quintadelemos.com

COORDENADAS GPS: N40°33’27.27” W7°57’32.55”

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *